Ecoturismo na Mata Atlântica é opção de lazer no feriado de Páscoa

 em SALA DE IMPRENSA

Um dos destinos é o Legado das Águas, que lançou uma programação 

para proporcionar experiência de imersão, atividades ao ar livre e contato com a natureza

Foto: Arquivo Legado das Águas

31 de março de 2022, São Paulo – O ecoturismo está entre as opções de lazer mais procuradas pelos turistas brasileiros nos últimos dois anos. Isso porque, além de proporcionar bem-estar com baixa aglomeração, a logística e custo-benefício são atrativos. Reunindo diversão, aventura, relaxamento e contato imersivo com a natureza, o Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, localizada a um pouco mais de duas horas de São Paulo, capital, lançou uma programação especial para o período de Páscoa. As atividades, que vão de 15 a 17 de abril, são uma oportunidade para desligar da rotina e aproveitar o feriado.

Para essa programação, a Reserva incluiu novidades: o rafting, imersão noturna (safari) e canoagem noturna. Atividades esporádicas que fazem sucesso entre os visitantes por serem ótimas opções de aventura com segurança.

Serão três dias de imersão e contato direto com as belezas naturais da Mata Atlântica, por meio de uma programação diversa:

 

Dia 15 

– Trilha Cachoeira Dezembro: além de um visual deslumbrante, dentro da floresta, a trilha finaliza em uma cachoeira com piscinas naturais, ideais para banhos;

– Trilha Copaíba – Mirante do Sinal: passa por diversos córregos e contempla um mirante natural de tirar o fôlego a 700m de altitude com vista de 360° da Mata Atlântica, e com direito a sinal de celular, onde o turista pode fazer chamadas ao vivo ou postagem nas redes sociais para compartilhar sua aventura;

– Canoagem Noturna: atividade exclusiva do Legado das Águas. As águas calmas em um caiaque super estável e acessível, fazem dessa atividade uma experiência única. Com céu aberto, o turista rema à luz do luar, sendo guiado pelos diferentes sons da natureza a noite, que revela uma nova beleza da floresta.

 

Dia 16

– Rafting: para quem gosta de aventura, mas sem abrir mão da segurança. Águas límpidas e Mata Atlântica exuberante são constantes durante a descida. Pequenas corredeiras se formam na saída, entre elas a das algas, onde é possível observar um jardim de plantas subaquáticas.

– Imersão Noturna (safari noturno): atividade com 2 horas de duração, exclusiva para as pessoas que estiverem hospedadas no Legado, a Imersão Noturna foi criada pensando nas pessoas aventureiras e apaixonadas pela natureza e sua biodiversidade. A atividade inicia com uma caminhada leve e poderá ser realizada por toda família. O percurso de 3,5km passará por trilha suspensa e caminhada na estrada enriquecendo nossos encontros e ressignificando nosso olhar para o meio natural.

 

Dia 17

– Canoagem: garantia de integração com a natureza em uma verdadeira imersão na floresta imponente e exuberante: pássaros como o martim-pescador, águia pescadora, garças e biguás são facilmente avistados. O trajeto leva à Cachoeira Dez Metros, singular pelo fato de estar em meio à floresta e desaguar no Rio Juquiá, considerado um dos rios mais limpos do estado de São Paulo, onde é possível relaxar tomando banho na represa. Por ser um caiaque estável e acessível, todos podem fazer a atividade, mesmo aqueles que nunca praticaram.

 

Novas opções de hospedagem

Além das atividades, a proposta desse ano é que o visitante aproveite o feriado com tranquilidade e passe mais dias na floresta. Portanto, a programação inclui novas opções de hospedagem. Agora, além dos quartos individuais, duplos e triplos, a Reserva conta com o quarto Artes do Vale, que é todo decorado com objetos feitos por artesãs do Vale do Ribeira.

Há também a Casa Cambuci e a Casa Flutuante. A primeira é um espaço que comporta até quatro pessoas, com cozinha equipada, e fica próxima à base do Legado. Já a segunda, é um ambiente, administrado pelo Altar, sustentável e tecnológico, que pode receber até duas pessoas e fica flutuante no meio do Rio Juquiá. Para os mais aventureiros temos a área de camping, que possui vestiários e chuveiro elétrico. O espaço comporta até 20 barracas duplas e conta com estrutura para trailer e motorhome.

 

Serviço

As atividades podem ser adquiridas individualmente ou toda a programação. Os ingressos podem ser adquiridos por meio do endereço eletrônico clicando aqui.    

As vagas são limitadas e é recomendado que a hospedagem também seja reservada com antecedência. As acomodações podem ser adquiridas por meio do endereço eletrônico clicando aqui.

 

Sobre o Legado das Águas – Reserva Votorantim

O Legado das Águas é a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil. Área de 31 mil hectares divididos entre os municípios de Juquiá, Miracatu e Tapiraí, no Vale do Ribeira, interior do estado de São Paulo, que alia a proteção da floresta e o desenvolvimento de pesquisas científicas a atividades da nova economia, como a produção de plantas nativas e o ecoturismo. Foi fundado em 2012 pelas empresas CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, Nexa, Votorantim Cimentos e Votorantim Energia. É administrado pela Reservas Votorantim LTDA. e mantido pela Votorantim S.A, que também em 2012, firmou um protocolo com o Governo do Estado de São Paulo para viabilizar a criação da Reserva e garantir a sua proteção. Mais do que um escudo natural para o recurso hídrico, o Legado das Águas trata-se de um território raro e em estágio avançado de conservação, com a missão de estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável. Saiba mais pelo site do Legado.

 

Informações à Imprensa Legado das Águas

FleishmanHillard

Guilherme Molina | guilherme.molina@fleishman.com.br | 55 (11) 9 98823-3331

Postagens Recomendadas