af_bannersitem1_portasabertas_1920x900px

O Programa Portas Abertas é uma iniciativa do Legado das Águas que tem como objetivo proporcionar à comunidade do Vale do Ribeira o acesso à Reserva e um dia de experiências na Mata Atlântica.

Entendemos que, para que haja desenvolvimento do território onde o Legado das Águas está inserido, o entorno precisa estar em sinergia. Para tanto, de forma transparente, o Programa busca permitir que a comunidade do Vale do Ribeira conheça a maior reserva privada de Mata Atlântica do país por meio de visitas guiadas, previamente agendadas e sem custo.

Mas fique atento! Os editais abrem uma vez ao ano.

Confira os editais anteriores:

Casa da Criança e do Adolescente de Juquiá

Recebemos no dia 09 de outubro de 2020, a 1ª visita do Portas Abertas 2020, programa que tem como objetivo proporcionar à comunidade do Vale do Ribeira o acesso à Reserva e um dia de experiências na Mata Atlântica.

A Casa da Criança e do Adolescente de Juquiá foi a primeira instituição a trazer um grupo de 22 pessoas composta por adolescentes, entre 12 e 17 anos, e funcionários para uma experiência inesquecível. Eles começaram com um café da manhã e puderam conhecer o funcionamento do Legado e seus materiais didáticos, antes de partir para visitar o viveiro de plantas e orquidário. Seguiram pela trilha suspensa na mata e, depois, fizeram a refeição em nosso restaurante. Para finalizar, conheceram a majestosa figueira e puderem explorar os sentidos no Jardim Sensorial. Elaine Moura, líder da ação, compartilhou que foi um momento de muita alegria para todos os participantes vivenciar esse banho de floresta!

Banarte

Em 5 de novembro, por meio do Programa Portas Abertas, recebemos as artesãs da Banarte, associação pioneira na produção de peças artesanais a partir da fibra da folha da bananeira no Vale do Ribeira.

Foi um dia de muito conhecimento, em que o grupo teve a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho realizado no Legado das Águas, visitando o viveiro de plantas nativas, Trilha do Cambuci, Jardim Sensorial e Trilha da Figueira.

O grupo foi composto por 9 pessoas, seguindo todas as recomendações para prevenção do novo coronavírus.

Programa Jovem Agricultor do Futuro (SENAR/FAESP)

No dia 15 de junho recebemos o primeiro grupo do Programa Portas Abertas de 2021. Composto por alunos, com idade entre 14 a 17 anos, e funcionários do Programa Jovem Agricultor do Futuro, todos tiveram a experiência de conhecer o processo de produção de plantas nativas do Centro de Biodiversidade do Legado das Águas, e realizar a trilha do Cambuci, trilha da Figueira Brava e Jardim Sensorial.

Elaine Moura, líder da ação, compartilhou que no total tivemos 16 pessoas no grupo e que a visita foi um momento de muita alegria e troca de experiências para todos os participantes.

Legado das Águas © 2021 – Todos os direitos reservados