banner-grande-reserva
o_legado_3_copia

Legado das Águas compõe o maior corredor ecológico de Mata Atlântica do país, considerado o último grande remanescente do bioma, que passa por três estados, 46 municípios e dezenas de áreas protegidas.

A Mata Atlântica é um dos biomas mais ameaçados do planeta. No Brasil, cerca de 72% da população (149 milhões de pessoas) vive na faixa de distribuição do bioma. O desmatamento e a ocupação urbana contribuíram em grande parte para sua fragmentação, mantendo apenas de 7 a 8% de sua cobertura original.

A boa notícia é que restou uma porção significativa de floresta conservada entre os estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo e, com o objetivo de fomentar ações para proteção e conservação desse território, surgiu a Grande Reserva Mata Atlântica, iniciativa que interliga dezenas de Unidades de Conservação, públicas e privadas, e áreas de proteção desses estados.

FORTALECIMENTO DE AÇÕES INTEGRADAS

A Grande Reserva Mata Atlântica une iniciativas já desenvolvidas por diversos atores – públicos, privados, não governamentais e da academia – locais, estaduais, nacionais e internacionais, que, juntos, realizam ações para promover o desenvolvimento da região em que estão inseridos, levando em consideração sua vocação de conservação da biodiversidade e cultura regional.

O Legado das Águas integra a iniciativa, que possui uma proposta de trabalho em rede, onde instituições de várias áreas têm a possibilidade de trocar experiências e atuar na formação de uma cultura de conservação para a sociedade. Juntos e bem articulados, todos têm o mesmo objetivo: promover de forma integrada a Grande Reserva Mata Atlântica.

box-curiosidades
AF_RelatorioLdA2018_05.indd

A Grande Reserva fez uma séries de vídeos onde conta a sua história e a das regiões que estão em seu território!

Confira o primeiro episódio:

Confira o episódio que conta mais sobre o Legado das Águas:

Legado das Águas © 2020 – Todos os direitos reservados