6 dicas para desbravar trilhas com tranquilidade!

 em ARTIGOS

Se você é amante da natureza e gosta de estar em contato com a floresta por meio de trilhas, longas ou não, deve ter em mente que precisa ter alguns cuidados para conseguir desfrutar tranquilamente de sua aventura.  

Pensando nisso, apresentamos as “Nossas dicas para trilheiros”, com elas, certamente, sua experiência será incrível. Confira! 

 

1. Condicionamento físico

Estar em conexão com a natureza, além de ser revigorante, é uma ótima oportunidade para gastar energia e ter momentos de adrenalina. Contudo, o condicionamento físico é de suma importância. Para quem quer encarar trilhas longas, por exemplo, é recomendado começar por trilhas fáceis, assim, você ganhará ritmo e preparo físico para conseguir aumentar seu nível no mundo das trilhas. Mas não esqueça que, independentemente do grau de dificuldade, você também deve trabalhar sua mente para enfrentar possíveis desafios pelos percursos que decidir embarcar. 

 

2. Roupas e calçados adequados

Você sabia que a forma de se vestir também impacta na sua experiência em trilhas? Calças jeans e tênis novos, por exemplo, não são indicados para essa atividade, uma vez que quanto maior o conforto, melhor. Desta forma, em geral, para trilhas, você pode optar por roupas e calçados similares ou que são usados em academias, pois são apropriados para a prática de esportes e, assim, proporcionam conforto corporal. 

Outra dica é: para trilhas em mata fechada ou sob o sol muito quente, use blusas de mangas longas e calças, desta maneira, protegerá braços e pernas de picadas de animais e queimaduras solares. 

 

3. Alimentação

Alimentar-se bem antes, durante e após a realização de uma trilha é fundamental. Especificamente sobre a alimentação ao longo do percurso, é recomendado ter na mochila frutas, castanhas, lanches naturais, suco e, principalmente, água. Não espere ter muita sede para beber água. A sede é um sinal de desidratação. 

 

4. Itens indispensáveis

Alguns itens, mesmo que não sejam usados, são indispensáveis quando o assunto é trilha. Enquanto uns são essenciais para a proteção individual, outros podem contribuir durante ou para a conclusão da atividade. Veja:  

– Protetor solar; 
– Repelente; 
– Toalha; 
– Chapéu e/ou boné 
– Óculos de sol; 
– Capa de chuva; 
– Lanterna 

 

5. Kit Primeiros Socorros

Mesmo em trilhas consideradas fáceis, desafios podem aparecer e pequenos incidentes acontecem, como cortes em galhos de árvores. Sendo assim, ter consigo itens de primeiros socorros é importante. Afinal, “é melhor prevenir do que remediar”, não é mesmo? 

Por isso, indicamos ter na mochila: curativos, gazes, tesoura e soro fisiológico e antisséptico. 

 

6. Cuidados extras

Antes de desbravar novas trilhas, reúna o máximo de informações sobre elas, estude o caminho e faça um roteiro da atividade. Isso lhe ajudará a minimizar surpresas durante o percurso. 

Se necessário, leve um profissional capacitado e que tenha conhecimento do local para te acompanhar, os guias são nossos melhores amigos quando o assunto é trilhas!   

 

E aí, anotou nossas dicas? Então, arrume sua mochila venha desbravar as trilhas do Legado das Águas. A Mata Atlântica te espera! 

* Thayná Agnelli é jornalista formada pela FAPCOM, tem experiência em gestão de redes sociais e é responsável pela criação de conteúdo para o Legado das Águas.

 

Postagens Recomendadas