Como planejar aulas em reservas ambientais

 em ARTIGOS

 

Efeito estufa, produção de resíduos, sustentabilidade e poluição são alguns temas que vêm sendo discutidos em todo o mundo. A atualidade e importância desta discussão fez com que muitas escolas e universidades levassem essas questões para dentro do programa escolar. E as aulas em reservas ambientais são uma maneira de aprofundas esse processo.

Por onde começa o planejamento das aulas?

O planejamento de uma aula que irá usar o método imersivo deve conter atividades prévias, durante e posteriores à atividade.

O primeiro tópico a considerar é a faixa etária dos estudantes. O aluno deve receber orientações e informações sobre o local em aulas anteriores à visita, e não apenas ao chegar à reserva ecológica.

Prepare um roteiro com informações prévias para o aluno levar na visita e trabalhe os ensinamentos também depois, já de volta à sala de aula. Você pode aplicar algumas dessas dicas e combiná-las para montar o roteiro de suas aulas em reservas.

Alguns projetos ambientais e reservas ecológicas abrem seus portões para receber escolas e universidades. É ocaso do Parque Botânico do Ceará, da Estancia Hidromineral Ouro Fino e, claro, do Legado das Águas!

Como funciona?

O Legado das Águas recebe escolas para estudo do meio de forma própria ou em parceria com agências especializadas em estudo do meio, atendendo escolas de ensino fundamental e médio.

É a oportunidade para aprender e conhecer um dos biomas com a maior biodiversidade do mundo, a Mata Atlântica, em uma área em excelente estágio de conservação com a presença de figueiras e orquídeas centenárias, sendo o habitat de onças, antas, macacos, aves entre outros.

Novidade!

Em 2017 os visitantes do Legado das Águas foram presenteados com duas novas atrações: o Jardim Sensorial e a Trilha da Figueira Centenária que incluí estrutura de acessibilidade para deficientes físicos e visuais.

A trilha da Figueira Centenária é uma opção para contemplar de perto um dos exemplares mais icônicos do Legado das Águas. O percurso tem paradas para conhecer outras espécies de plantas nativas da Mata Atlântica dentro de um refúgio natural praticamente intocado.

Para ampliar a experiência de imersão na Mata Atlântica, outro ponto de parada é o Jardim Sensorial do Legado das Águas, um espaço com 22 diferentes espécies de plantas com texturas variadas entre temperos, aromáticas e nativas do bioma atlântico, estimulando o tato e olfato. As espécies possuem identificação em braile para que os deficientes visuais possam apreciá-las. O roteiro no jardim é conduzido por um guia e feito sem calçados, desta forma, o visitante poderá sentir os diferentes tipos de solo, entre areia, terra, borracha e outros. Todos podem participar!

O Jardim Sensorial e a Trilha acessível são adicionais às atividades já realizadas pela reserva, podendo ser incluídas em diversos roteiros, inclusive de estudo do meio!

Se você ficou interessado, mande um email para contato@legadodasaguas.com.br

 

Postagens Recentes