In SALA DE IMPRENSA

O Programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), iniciativa do Legado das Águas – maior reserva privada de Mata Atlântica do país – em parceria com o Instituto Votorantim e a Secretaria de Educação de Juquiá, está mobilizando a comunidade e os educadores do município para a realização de atividades que estimulem a leitura e o protagonismo juvenil junto aos alunos da rede pública de educação.

Como parte de um de seus eixos de atuação, o programa está mobilizando a comunidade e os educadores do município para a formação de uma rede local pela educação. No final de junho, a ponte Lucas Nogueira Garcez recebeu a 1ª ação do grupo de mobilização do PVE em Juquiá. Batizada como “Ponte Poética”, no tradicional ponto de Juquiá, o grupo deu início ao projeto “Sexta Literária”, que terá novas ações até o final do ano. Os livros, poemas e fitas coloridas penduradas ao longo da ponte e no mirante chamaram a atenção da população, que pôde levar para casa diversos poemas e livros que foram doados durante a ação.

“A participação da comunidade na ação de mobilização mostra que o PVE vem conseguindo envolver a sociedade civil, que está engajada em debater com os gestores educacionais e escolares maneiras de consolidar a educação como pilar para o desenvolvimento de Juquiá e melhoria da qualidade de vida da população”, afirma Simone Conte, consultora de atuação social do Legado das Águas.

No Vale do Ribeira, o programa começou em 2016 em Juquiá e, em 2018, desenvolve atividades em São Lourenço da Serra e Tapiraí. O PVE tem o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento da educação pública nos municípios onde a Votorantim atua, por meio da mobilização social das comunidades e do apoio à qualificação das práticas de gestão educacional.

Criado há 10 anos, ele beneficiou 51 municípios em 2017 e, neste ano – no centenário da Votorantim – chegou a 105 cidades brasileiras, tendo a educação como tema, com destaque para a “Gestão com Foco na Aprendizagem”. Ao mesmo tempo em que é realizado em todo o país, o PVE tem preocupação em adaptar-se às diferentes realidades, considerando que cada experiência local acrescenta valor à construção de uma rede que busca educação de qualidade para todo o país.

As capacitações e reuniões são feitas com três grupos: de gestão educacional (equipe técnica da Secretaria de Educação), gestão escolar (diretores e coordenadores das escolas municipais) e de mobilização (integrantes da comunidade). O próximo ciclo de atividades deve ocorrer em setembro em Juquiá.

Criativos da Escola

Paralelamente à agenda dos quatro ciclos de formação junto aos técnicos e gestores escolares da Secretaria da Educação e lideranças comunitárias do Grupo de Mobilização, o Parceria Votorantim pela Educação incentiva também a participação dos alunos e professores no projeto Criativos da Escola, iniciativa do Instituto Alana, com apoio do Instituto Votorantim.

A ação encoraja crianças e jovens a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança e integra o Design for Change, um movimento global originado na Índia e presente em 57 países, que vem inspirando mais de 2,2 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo a utilizarem a imaginação e o design como ferramentas para solucionar desafios de seu dia a dia.

Em Juquiá, 25 alunos de sete escolas – três delas estaduais – participam das oficinas sobre o projeto e têm a missão de estimular os colegas a se inscreverem na iniciativa e concorrerem aos prêmios do Criativo da Escola.

Sobre o Legado das Águas – Reserva Votorantim

O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, com extensão aproximada à cidade de Curitiba (PR), é um dos ativos ambientais da Votorantim. Localizada na região do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, a área foi adquirida a partir da década de 1940 e conservada desde então pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que manteve sua floresta e rica biodiversidade local com o objetivo de contribuir para a manutenção da bacia hídrica do Rio Juquiá, onde a companhia possui sete usinas hidrelétricas. Em 2012, o Legado das Águas foi transformado em um polo de pesquisas científicas, estudos acadêmicos e desenvolvimento de projetos de valorização da biodiversidade, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. Hoje, o Legado das Águas é administrado pela empresa Reservas Votorantim, criada para estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável. Saiba mais em www.legadodasaguas.com.br

Digite algum termo e pressione enter para pesquisar

X