Sustentabilidade: qual importância da educação ambiental para o nosso futuro?

 em ARTIGOS

Você com certeza já ouviu falar muito sobre sustentabilidade e a importância de cuidar do meio ambiente. Às vezes, o assunto pode parecer um pouco longe da nossa realidade, e a gente se pergunta “afinal, o que eu posso fazer a respeito?”.  Mas, antes de tudo, é importante saber porque esse tema é tão debatido. Neste ano, o assunto ganhou ainda mais espaço após um estudo, realizado pela ONU (Organização Mundial da Saúde), apontar que entre 4,5 milhões e 7 milhões de mortes, podem acontecer até 2050, como consequência da constante degradação do planeta.

Por isso, a educação ambiental se torna cada vez mais fundamental no meio acadêmico e nas escolas, a fim de conscientizar, desde a infância, sobre a importância de preservar o ecossistema. Sim, os pequenos, podem ajudar a salvar o nosso futuro! No entanto, o tema é muitas vezes tratado de forma superficial nas escolas, pela falta de contato real dos alunos com a natureza.

Educação ambiental dentro da natureza

O estudo do meio ambiente engloba toda a integração entre as áreas econômicas, sociais e ambientais, ressaltando a importância de respeitar os ciclos naturais, por meio do contato direto com a natureza.  Colocar a educação ambiental em ação também requer diálogo fora das salas de aula. Esse envolvimento garante que as próximas gerações desenvolvam uma conexão forte com planeta e sejam menos afetadas.

Dessa maneira, o estudante se disponibiliza a aprender com o próprio meio ambiente, mudando hábitos, transformando situações e pensamentos ao seu redor. Isso ainda proporciona uma melhor qualidade de vida para as pessoas, o que só acontece com a prática de educação ambiental, incentivando cada indivíduo a ser responsável por fazer algo para conter o avanço da degradação. Ao despertar para esse envolvimento, o aluno leva o aprendizado para a sua realidade e para a vida toda.

Educação ambiental: como funciona no Legado das Águas?

Existem diversas maneiras de fomentar a educação ambiental. Aqui no Legado das Águas, por exemplo, nós oferecemos diferentes roteiros, que pode ser sem ou com a participação direta dos professores, apoiados pelos nossos educadores ambientais.

A visita proporciona real vivência na mata, com uma experiência única para o aprendizado sobre a flora e a fauna da Mata Atlântica, em estado altamente conservado. É possível visitar até quatro áreas do Legado em apenas um dia.

Confira alguns dos locais que permitem abordagem de diversos temas:

– Viveiro e Orquidário de mudas nativas da Mata Atlântica;

– Trilha do Cambuci;

– Usina Hidrelétrica da Barra;

– Passeio de barco no Rio Juquiá;

– Trilha da Figueira e Jardim Sensorial (acessível para pessoas com deficiência visual e mobilidade reduzida)

É possível que os professores realizem suas aulas no local, ao ar livre, em total contato com a natureza, e trabalhem em conjunto com os instrutores do Legado.

Tem interesse em participar? Acesse todas as informações aqui.

Postagens Recomendadas