A comunidade do bairro Ribeirão da Anta, localizada em Tapiraí-SP, possui belezas naturais de uma região cercada pela Mata Atlântica, composta de cachoeiras, fauna e flora exuberantes, além de uma cultura riquíssima, que a torna um possível ponto turístico.
A história da comunidade teve início na década de 1930, quando Gumercindo Alves deixou Ibiúna e se embrenhou na mata até se estabelecer ao lado de um ribeirão que recebia a visita de muitas antas que lá chegavam para matar a sede. Depois, ele trouxe a mulher, Mariana, e juntos tiveram nove filhos, os quais, posteriormente, tiveram filhos e netos.
Hoje, a família tem cerca de 150 descendentes e a maioria reside e trabalha em Tapiraí. Conheça um pouco mais do Ribeirão no vídeo produzido pela equipe da Crioula Câmera.
Um dos objetivos do trabalho do Legado das Águas com o Ribeirão da Anta foi reconhecê-los e emponderá-los como comunidade tradicional e assim, apoiar a preservação de sua história e agregar valor com novas experiências que pudessem contribuir para o seu desenvolvimento.
Em 2015 a comunidade recebeu consultoria especializada e os primeiros frutos começaram a surgir: o Legislativo, o Conselho de Turismo e a própria Prefeitura de Tapiraí os reconheceram como uma comunidade cabocla tradicional, formou-se uma Associação e, em 5 de outubro, foi decretado o Dia do Ribeirão da Anta, em homenagem à comunidade.
Ao longo de 2016 houve vários avanços no local como a recuperação de uma área que permitiu que os moradores do Ribeirão voltassem a ter acesso à água, a reforma do antigo prédio da escola, em parceria com a Prefeitura de Tapiraí, para a reconstrução do Centro de Tradições do Ribeirão da Anta, além de programas de desenvolvimento voltados para o empreendedorismo dos moradores da comunidade.
Em 2017 a Comunidade teve sua história contata em um livro, o qual mostra mais de 100 anos de vivências que encantam. Desde essa época o Ribeirão está aberto à visitação. Com isso, os visitantes podem conhecer melhor a história da região e levar para casa cestos, balaios, peneiras e esteiras feitos pelas hábeis mãos de quem ainda ali vive. Além disso, nesse mesmo ano firmamos um contrato de serviços e desenvolvimento com a comunidade que pôde viabilizar renda para seus representantes e fortalecer ainda mais essa parceria.
Acesse o livro digital para mais detalhes sobre a história da Comunidade do Ribeirão da Anta.
Legado das Águas © 2021 – Todos os direitos reservados