Somos o Legado das Águas, a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil. Com 31 mil hectares sabemos e entendemos a importância da conservação da nossa floresta para a redução da pegada ecológica.

Por aqui, aliamos a proteção da floresta e o desenvolvimento de pesquisas científicas a atividades da nova economia, gerando valor compartilhado em harmonia com a natureza.

Através de diferentes frentes de trabalho, protegemos a biodiversidade e os recursos naturais aqui presentes e oferecemos mais de 20 atividades ecoturísticas fomentando um lazer responsável e sustentável que colabora com a sensibilização sobre a relevância de hábitos mais ecológicos.

No Legado, nós transformamos o que geramos e substituímos o que usamos rumo a redução de nossa pegada ecológica!

Redução na emissão de CO2

100% da frota de veículos próprios operando com combustível de menor impacto ambiental.

Uso responsável de recursos energéticos e hídricos

Instalação de painéis solares na pousada e medidores de consumo de água com foco na redução de consumo energético e hídrico.

Gestão de resíduos líquidos e orgânicos:

100% dos efluentes líquidos tratados na base do Legado; 100% dos resíduos orgânicos transformados em biofertilizante, húmus de minhoca e biogás.

Em 2023, iniciamos a substituição do tipo de combustível utilizado na frota própria de veículos por um de menor impacto ambiental. Desta forma, hoje temos 100% da frota operacional funcionando com etanol, opção que emite menos CO2 em comparação à gasolina comum. Também passamos a incentivar que os nossos fornecedores optem pela utilização de combustíveis de menor impacto, desta forma promovemos um maior alcance da redução de emissões em toda nossa cadeia operacional.

Com o objetivo de reduzir o consumo energético e hídrico no Legado, instalamos painéis solares em nossa pousada e implantamos dispositivos de controle de consumo. Desta forma, conseguimos monitorar a utilização desses recursos em nossa operação. Também temos um sistema de irrigação inteligente em nosso Centro de Biodiversidade da Mata Atlântica, o qual, de forma programada, dosa a quantidade de água a ser usada na irrigação das mudas durante seu cultivo e crescimento.

Transformamos o resíduo que geramos

Nos preocupamos com a geração de efluentes com potencial poluidor durante as atividades realizadas no Legado das Águas.

Por isso, implantamos a nossa rede de tratamento, que conta com biodigestores, banheiros secos e uma estação de tratamento de efluentes que atende 100% da geração de efluentes líquidos da operação do Legado.

O biodigestor é uma miniestação de tratamento de efluentes domésticos, que conta com um reator anaeróbico que utiliza bactérias, auxiliando na decomposição da matéria orgânica.

Todo efluente passa por três fases de tratamento, onde há a separação natural por gravidade. Os gases formados pelo processo saem naturalmente por um sistema de ventilação. O efluente líquido tratado é direcionado para o sistema de infiltração, sendo lançado no solo.  Já o material sólido é separado na caixa de gordura para, em seguida, ser misturado com cal para neutralização, podendo ser utilizado como adubo em canteiros e jardins.

Com isso, os efluentes gerados nos sanitários das portarias de acesso ao Legado são direcionados para tratamento completo.

Fonte: Acqualimp

O banheiro seco, também chamado de “bason”, é um tipo de dispositivo sanitário ecológico que transforma os resíduos em material seco e compostável.

Capaz de converter os dejetos humanos em adubo orgânico, neste sistema há a separação de dejetos líquidos dos sólidos e a troca da utilização de água por serragem seca, o que protege os nossos recursos hídricos.

Periodicamente o material presente no banheiro seco é removido, misturado com cal para neutralização e pode ser utilizado como adubo em jardins.

Aqui no Legado, os banheiros secos, implantados em 2018, estão disponíveis para uso aos turistas e colaboradores em dois atrativos turísticos: Canoagem e Prainha (que faz parte da programação da Trilha Copaíba-Prainha).

O fluxo da ETE é caracterizado como um sistema de tratamento biológico por etapas e de funcionamento contínuo.

Passa por fases anaeróbias, decantação e desinfecção, até que o residual líquido tratado possa ser lançado novamente em cursos d’água. Para isso, são realizados rigorosos testes e acompanhamento de parâmetros físico-químicos. Já o efluente sólido é removido por sistema de sucção veicular e destinado para tratamento por parceiros especializados.

No Legado, desde 2019, temos em operação a ETE, que recebe os efluentes da pousada, restaurante, Centro de Biodiversidade da Mata Atlântica e outras estruturas operacionais com capacidade para armazenar 20 mil litros de resíduos, atendendo toda a demanda da nossa base.

A água tratada na ETE é liberada ao final do sistema, sendo direcionada a um curso d’água natural, que se soma ao volume de água que cai na Cachoeira do Cambuci, área disponível para visitação. Entre as rochas e os pequenos bancos de areia faz morada a rã-de-corredeira (Crossodactylus sp.), espécie de anfíbio anuro altamente exigente quanto à qualidade do hábitat, sendo um importante bioindicador dos parâmetros da fisico-químicos da água da cachoeira.

Parte do resíduo orgânico gerado em nosso restaurante, como restos de vegetais e borra de café, são destinados à estação de compostagem com minhocas, chamadas de vermi-compostagem.

O adubo gerado é reaproveitado na horta e em nosso canteiro de temperos e ervas medicinais, que ficam na base do LA abertos à visitação.

Clique aqui e veja mais detalhes sobre os benefícios de um minhocário.

Nossos resíduos orgânicos não compostáveis, ou seja, aqueles que não podem ser processados pelas minhocas (como restos de alimento preparado, ossos, carnes, cítricos, entre outros) são direcionados ao biodigestor HomeBiogas 7.0, em parceria com a BioMovement.

Esse sistema conta com a ação de um composto rico em bactérias que digerem o material depositado (10kg de resíduo/dia) e o transformam em biogás e biofertilizante líquido. Desta forma, por ano, é capaz de:

Descartar corretamente 3.650kg de resíduos orgânicos

Gerar 3.650 litros de biofertilizante líquido natural

Gerar o equivalente a 30 botijões de 13Kg de GLP

Mitigar 6 toneladas de gases do efeito estufa

Veja mais vantagens sobre o biodigestor HomeBiogas 7.0, clicando aqui.

Legado das Águas © 2024 – Todos os direitos reservados