Pesquisa feita no Legado é apresentada na Universidade de Miami
Estima-se que cerca de 16 a 33% de todas as espécies de vertebrados estejam em perigo ou ameaçadas de extinção. Número preocupante, não é mesmo? Por isso, todo trabalho que contribua para a conservação dos ecossistemas é tão relevante. No Legado das Águas, desenvolvemos diversas pesquisas científicas que geram conhecimento e contribuem para a manutenção da floresta em pé.
Uma das pesquisadoras parceiras do Legado, Leticia Bulascoschi Cagnoni, da UNESP Rio Claro – Laboratório de Biologia da Conservação (LaBic), esteve presente na University of Miami (EUA) para apresentar sua pesquisa desenvolvida na Reserva, que faz parte de um conjunto de projetos que buscam entender os efeitos da perda de animais selvagens nos ecossistemas tropicais. As pesquisas são financiadas pela Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa de o Estado de São Paulo.
Como parte do trabalho, o time formado pelos pesquisadores Leticia, Mauro Galetti, Claudia Paz e Nacho Villar, também está desenvolvendo no viveiro do Legado das Águas, um importante experimento para testar os papéis dos mamíferos herbívoros – anta e queixada – na fertilização do solo e dispersão de fungos cujas funções auxiliam na absorção de nutrientes, água e as protegem contra doenças. Compreender essas interações entre plantas, fungos e os grande herbívoros é crucial para a conservação e regeneração dos ecossistemas.
Em breve os resultados serão compartilhados. É a pesquisa científica gerando conhecimento a favor da conservação!