Livros sobre a Mata Atlântica para ler com a criançada!
Desde o início do isolamento social, muitos pais, ao lado dos professores que estão ministrando aulas online, passaram a ajudar as crianças e adolescentes com as tarefas escolares.
Que tal, entre uma matéria curricular e outra, você inserir na rotina de estudos do seu filho, informações sobre a Mata Atlântica? Legal, né? Abaixo, você confere nossas sugestões de livros para ler e aprender com quem você ama. Veja:
Nina na Mata Atlântica
Vamos conhecer a Mata Atlântica com a Nina e seus amigos?
Com versos rimados e de maneira poética e bem-humorada, a história apresenta as características do bioma, como espécies da flora e fauna.
A forma como a história é narrada, possibilita uma aproximação com o leitor e as ilustrações presentes na obra auxiliam na percepção e entendimento sobre o tema. Desta forma, a publicação pode ser usada como um material complementar em aulas de Ciências Naturais e Geografia, por exemplo.
Leia gratuitamente algumas páginas do livro, aqui!
A Mata Atlântica
Escrito por Rubens Matuck, o livro “A Mata Atlântica” é uma obra pequena, de 50 páginas, mas muito rica no quesito aprendizado.
Indicada para crianças a partir dos 8 anos, a publicação é considerada paradidática, ou seja, serve como um complemento para os estudos.
Com uma linguagem simples e páginas ilustradas, o livro conta as características do bioma.
As aventuras da Jacutinga na Mata Atlântica
Livro escrito por vários autores e desenvolvido por ornitólogos e professos da rede municipal de ensino de Paraibuna, em São Paulo, “As aventuras da Jacutinga na Mata Atlântica” conta a história de dois jacus e uma jacutinga, que conversam sobre as ameaças que a fauna e a flora sofrem.
A obra ressalta, sobretudo, a importância ecológica das aves nativas da Mata Atlântica que, por serem cinegéticas, ou seja, estão em liberdade na floresta, são alvo de caçadores.
Você pode baixar o livro gratuitamente, aqui.
O Tiê da Mata Atlântica
Segundo livro do projeto “Aves & Biomas”, a obra “O Tiê da Mata Atlântica”, foi escrita pela jornalista e observadora de aves, Cristina Rappa.
A história é desenrolada através de uma assembleia que o tiê-sangue (Ramphocelus bresilius) convoca. Junto com os outros animais nativos da Mata Atlântica eles debatem sobre a construção de um loteamento que ameaça a floresta.
A publicação é indicada para crianças de 7 a 12 anos e pode auxiliar no debate de temas como desmatamento, crescimento urbano e espécies ameaçadas de extinção.
Curtiu nossas dicas de livros? Além de contar essas histórias, você pode baixar três desenhos com espécies do bioma e os personagens do gibi do Legado das Águas para colorir com eles. Aproveite!
* Thayná Agnelli é jornalista formada pela FAPCOM, tem experiência em gestão de redes sociais e é responsável pela criação de conteúdo para o Legado das Águas.