Legado das Águas e Fundação Florestal inauguram travessia de mountain bike em meio à Mata Atlântica
A atividade, que será lançada durante workshop de bicicleta, é um pedal indicado para entusiastas do segmento que buscam novos desafios de superação
O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, inaugura, no dia 10 de setembro, uma nova opção de esporte de aventura para praticantes de mountain bike. A travessia, em meio à floresta, possuí visuais deslumbrantes, típicos de mata em alto grau de conservação. O lançamento faz parte da programação do 3º Workshop Rota Legado das Águas, que ocorrerá no mesmo dia, na sede da Reserva, localizada em Miracatu (SP), em parceria com a Shimano, com a empresa GTSM1 e a Fundação Florestal.
A Travessia Legado das Águas é um pedal indicado para entusiastas do segmento que buscam novos desafios e superação, com nível médio/difícil de dificuldade, devido aos obstáculos comuns da modalidade. O grande diferencial dessa travessia é o percurso, que dá acesso às belezas da Mata Atlântica das áreas do Legado das Águas e do Jurupará, proporcionando aventura e imersão na natureza. A travessia tem duas opções de percurso, sendo o mais longo de 72 quilômetros e o menor com 64 quilômetros.
O pedal inaugural acontece durante o “3º Workshop Rota Legado das Águas”, com ingressos à venda em: https://bit.ly/3WorkshopLA.
A travessia é a terceira atividade fruto da parceria do Legado das Águas e a Fundação Florestal. “Esses lançamentos demonstram como a parceria público-privada pode gerar resultados interessantes, um exemplo de como Unidades de Conservação podem gerar renda com turismo de aventura. Atualmente, há uma demanda significativa de pedais em áreas florestais, justamente pela experiência única que a atividade proporciona. Estamos felizes com essa parceria, a gestão integrada Legado das Águas e Fundação Florestal, garantirá que a atividade seja feita com segurança e respeito ao meio ambiente”, conta Esllen Moreira da Silva, gestora do Parque Estadual do Jurupará.
William Mendes, gestor de Uso Público, Ecoturismo e Esportes do Legado das Águas, diz que a travessia é uma das poucas que integra área privada e pública. “Com essa atividade, estamos proporcionando o que ciclista mais deseja: aventura com qualidade e segurança. O terreno da Reserva e do Jurupará oferece novos desafios tantos aos ciclistas mais experientes quanto aos que estão buscando melhorar a sua performance. Com a parceria com a Fundação Florestal conseguimos ampliar o percurso, abrangendo diferentes paisagens da Mata Atlântica. Poucas travessias possuem a estrutura que estamos oferecendo aqui. Depois do pedal, o ciclista ainda pode retornar para a base da Reserva, onde ele encontra restaurante e pousada, recuperando as energias para voltar para casa ou aproveitar as outras atividades de ecoturismo que temos aqui”, explica Mendes.
O Workshop
O evento acontece durante o dia todo. A parte da manhã é dedicada a uma mesa de conversa que contará com a presença de Therbio Felipe, da área de desenvolvimento estratégico da GTSM1, que junto a William Mendes, falará sobre o aumento da longevidade e da busca por atividades ao ar livre. Na sequência, João Magalhaes, coordenador de Marketing da Shimano, falará sobre como eventos voltados para o mercado de ciclismo pode ajudar a desenvolver a cultura da bicicleta, e por fim, o biker Luciano Kdra, do canal “Fala, Biker!”, abordará a força da bicicleta no Brasil, diversão e mobilidade.
Após o almoço acontecerá a inauguração da travessia com um pedal em uma parte do percurso, que dá acesso ao visual de Mata Atlântica fechada, sendo possível avistar rastros de antas e outros animais, orquídeas e várias outras espécies da flora nativa. A programação termina com o retorno para base da Reserva e um café de encerramento.
Serviço
Para participar, basta acessar o link https://bit.ly/3WorkshopLA e adquirir o ingresso para o evento. Informações sobre o acesso à Reserva estarão disponíveis no momento da aquisição do ingresso.
Programação
09h – Café da manhã;
09h30 – Abertura com a apresentação da Reserva e Briefing do Evento;
10h – Mesa com Therbio Felipe e William Mendes falando sobre o aumento da longevidade e da busca por atividades ao ar livre;
11h – Mesa com representantes da Shimano e Luciano Kdra, falando sobre a força da bicicleta no Brasil, diversão e mobilidade;
12h à 12h25 – Espaço para bate-papo;
12h30 – Almoço;
14h – Pedal em parte do percurso, até entrada Trilha Copaíba-Mirante do Sinal (ida e volta 14km);
16h – Encerramento na Base do Legado (com café da tarde).
Sobre o Legado das Águas – Reserva Votorantim
O Legado das Águas é a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil. Área de 31 mil hectares divididos entre os municípios de Juquiá, Miracatu e Tapiraí, no Vale do Ribeira, interior do estado de São Paulo, que alia a proteção da floresta e o desenvolvimento de pesquisas científicas a atividades da nova economia, como a produção de plantas nativas e o ecoturismo. Foi fundado em 2012 pelas empresas CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, Nexa, Votorantim Cimentos e Votorantim Energia. É administrado pela Reservas Votorantim LTDA. e mantido pela Votorantim S.A, que também em 2012, firmou um protocolo com o Governo do Estado de São Paulo para viabilizar a criação da Reserva e garantir a sua proteção. Mais do que um escudo natural para o recurso hídrico, o Legado das Águas trata-se de um território raro e em estágio avançado de conservação, com a missão de estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável. Saiba mais em https://www.legadodasaguas.com.br
Informações à Imprensa Legado das Águas
Agência Terra Comunicação
Laila Rebecca | lailarebecca@agenciaterracomunicacao.com | 55 (12) 9 9686-3436