Legado das Águas apoia municípios vizinhos durante a pandemia

 em ARTIGOS

O Legado das Águas é a maior reserva privada de Mata Atlântica do país e está inserido nos municípios de Juquiá, Miracatu e Tapiraí, no Vale do Ribeira, interior paulista. A atuação social da Reserva está voltada ao desenvolvimento do território, ou seja, contribui para a transformação das comunidades e auxilia a gestão das cidades através de parcerias.

Nesse período de pandemia, por exemplo, algumas ações foram tomadas para ajudar no combate da propagação da Covid-19. “A linha de frente da nossa estratégia de enfrentamento da Covid-19 foi nas áreas de saúde e alimentação, principalmente, porque eram as necessidades que precisavam ser mais rapidamente atendidas”, revela Daniela Gerdenits, coordenadora de Parcerias e Responsabilidade Social do Legado das Águas.

Ao lado do Instituto Votorantim e sob a coordenação das Secretarias de Saúde, de Assistência Social e Organizações não Governamentais (ONGs), a Reserva fez doação de mais de 61 mil unidades de equipamentos de proteção individual (EPI), como máscaras e luvas, aos profissionais de saúde da região. Além disso, o Pronto-Socorro de Miracatu recebeu um respirador fixo e um móvel para serem usados em uma ambulância. Já o Hospital Regional de Registro ganhou dez monitores de sinais vitais e 30 ventiladores pulmonares, que irão auxiliar no atendimento de cerca de 300 mil pessoas que estão inseridas nos 25 municípios do Vale do Ribeira.

Outra ação adotada para minimizar a vulnerabilidade de 950 famílias da região foi a disponibilização de um cartão no valor de 120 reais, por cinco meses. “Conseguimos fazer com que os cartões chegassem rapidamente às famílias para que elas pudessem comprar não só alimentos, mas também produtos de limpeza e de higiene”, destaca Daniela Gerdenits.

O auxílio às cidades também incluiu uma consultoria em gestão de crise para as Prefeituras, por meio do Programa de Apoio à Gestão Pública. O intuito da ação foi colaborar com a administração pública no enfrentamento dos problemas causados pela pandemia, seja na área de assistência social, quanto de vigilância sanitária e impactos fiscais da crise econômica dos municípios. 

 

Apoio aos estudantes

Assim como a saúde, o setor da educação também foi afetado em decorrência da pandemia. Desta forma, o programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) foi muito importante para amparar os estudantes de Juquiá/SP. 

Como nem todos os alunos possuem acesso à internet, todo o material didático foi impresso e entregue pela Secretaria de Educação e equipe escolar, a cada quinze dias, aos responsáveis das crianças e adolescentes. Essa ação contribuiu para a adesão ao ensino remoto, uma vez que a participação nas atividades foi de 96% entre os 1.356 estudantes do Ensino Fundamental da rede municipal. 

Além disso, foi criada a campanha “Eu me comprometo”, cujo objetivo foi arrecadar alimentos para complementar a merenda dos alunos e contribuir para as refeições das suas famílias. O Legado das Águas contribuiu realizando o “Desafio Voluntário”, que mobilizou sua equipe de colaboradores a conquistar e distribuir 44 cestas básicas.

Em 2020, o PVE também continuou com as atividades de formação e qualificação dos profissionais da gestão municipal na área de educação. Os encontros, antes realizados presencialmente, aconteceram de maneira remota e tiveram como intuito apoiar a transição para o ensino à distância. 

A atuação educacional de Juquiá foi bem-sucedida e no final do ano, a cidade conquistou um prêmio de destaque nacional do PVE na categoria Experiências de Ensino. A premiação levou em conta o êxito das práticas educacionais adotadas que garantiram um ensino à distância de qualidade. 


Capacitação dos fornecedores locais 

Constantemente, o Legado das Águas busca adquirir produtos de fornecedores locais. No período de pandemia não está sendo diferente. “Os preços e a logística costumam ser bem competitivos, além de movimentar a economia local e agregar à experiência do cliente que nos visita, ao consumir esses produtos”, explica Daniela.

Em 2020, enquanto a Reserva esteve fechada ao público, a compra diminuiu, entretanto o auxílio aos fornecedores locais não parou. Uma capacitação para melhorar e expandir os negócios foi oferecida. A ação fez parte do “Programa Enfrentar”, criado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e desenvolvida para ajudar os empreendedores no cenário de recessão econômica.

Com a parceria do Sebrae-Registro, o Legado capacitou 25 empresários. As consultorias, que foram gratuitas, online e duraram 10 dias, abordaram temas como inovação, fluxo de caixa e crédito para microempresas. 

Foto: Elaine Izabel

 

* Thayná Agnelli é jornalista formada pela FAPCOM, tem experiência em gestão de redes sociais e é responsável pela criação de conteúdo para o Legado das Águas

Postagens Recomendadas