Importância da reciclagem para a conservação do meio ambiente
Dar um novo destino a materiais que seriam descartados com resíduos não recicláveis, isto é, aqueles que não podem ser reutilizados e/ou transformados em outros produtos, é um ato de conservação ao meio ambiente e ao equilíbrio ecológico. Diminuição e prevenção de riscos na saúde pública e impactos ambientais, bem como redução de exploração de recursos naturais, são alguns benefícios dessa prática.
No entanto, o Brasil não é tão adepto a ela. De acordo com dados da International Solid Waste Association (ISWA), apenas 4% dos resíduos sólidos gerados no país que poderiam ser reciclados passam por esse processo. Segundo o órgão, falta de conscientização e de engajamento da população na separação e descarte seletivo dos materiais são dois motivos que fomentam esse cenário.
No ano passado, conforme o Panorama dos Resíduos Sólidos 2021, da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais – Abrelpe, 27,7 milhões de toneladas de resíduos recicláveis foram gerados no país. Mas conforme levantamentos realizados nos últimos anos pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, somente 2,1% desse total foram reciclados. O objetivo, de acordo com a atualização feita em 2020 do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, é aumentar em dez vezes essa situação, ou seja, até 2040 fazer com que 20% do material coletado no Brasil seja reciclado.
Importância da Reciclagem
Quando reciclamos e damos nova função aos materiais, estamos contribuindo com a conservação ambiental, uma vez que esta é uma prática essencial para a sustentabilidade, manutenção da biodiversidade, contribui com o bem-estar das gerações presentes e futuras e desempenha um papel fundamental na mitigação das mudanças climáticas. Além disso, ao promover a conscientização e o engajamento da comunidade, a reciclagem estimula uma cultura de responsabilidade ambiental e consumo consciente.
Você já inseriu a reciclagem no seu dia a dia? Faz parte do seu cotidiano fazer a separação dos materiais? Conte pra gente!
Lembre-se: se cada um fizer sua parte, todos se beneficiam. Recicle!
* Thayná Agnelli é jornalista formada pela FAPCOM, tem experiência em gestão de redes sociais e é responsável pela criação de conteúdo para o Legado das Águas.