Educação ambiental é um programa para a família toda no Legado das Águas
Além de ser importante por gerar uma sensibilização ecológica, a educação ambiental possibilita a conexão entre pais e filhos com a natureza e, logo, estimula a mudança de hábitos em prol do meio ambiente.
Foi pensando nesses benefícios que o Legado das Águas criou o programa “Família e Natureza”. Lançado em 2020, o projeto, além de impulsionar esse contato com o meio natural, faz com que as famílias se desconectem da tecnologia e desenvolvam habilidades e sentidos que fomentem o bem estar físico e mental. Além disso, todas as atividades propostas no programa possuem ligação direta com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
A interação e aprendizagem familiar sobre a biodiversidade podem ser realizadas em quatro roteiros diferentes. Conheça cada um:
Recreação Ambiental
Nesse roteiro, as famílias irão fazer um passeio de caiaque até uma cachoeira, brincar com jogos de memória e quebra-cabeça da Mata Atlântica no deck da Figueira e ainda terão uma oficina de argila na Prainha.
Essas atrações possuem sinergia com o ODS 13 – Ação contra a Mudança Global do Clima, pois através de atividades lúdicas, buscamos sensibilizar as famílias sobre a mitigação, adaptação e redução de impacto ambiental, a fim de evitar as mudanças climáticas; e com o ODS 15 – Vida Terrestre, uma vez que pretendemos compartilhar com os participantes a importância da conservação dos elementos naturais como a mata ciliar que mantém e protege os rios, e explicar como podemos evitar a perda de biodiversidade.
Expedição Mirim
Com o objetivo de instigar e sensibilizar as crianças a descobrir e observar os detalhes que a natureza oferece, eles irão fazer uma expedição na Trilha do Cambuci e coletar elementos relacionados ao meio ambiente.
Já os pais, irão criar um bate papo sobre as características dos itens coletados pelos filhos. Depois, todos visitarão o Jardim Sensorial.
Essas atividades também possuem ligação com o ODS 15 – Vida Terrestre, assim como com o ODS 10 – Redução das Desigualdades, visto que buscamos promover a inclusão social, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião ou outra.
Plantando Futuro
Além de passearem de caiaque até uma cachoeira e participarem da oficina de argila na Prainha, as famílias terão uma palestra sobre as fases do desenvolvimento das plantas e importância das árvores para a conservação das espécies e da natureza e farão o plantio de uma muda.
Esse roteiro contribui com o ODS 15 – Vida Terrestre, porque além de fomentar a importância da conservação dos recursos naturais, promove plantio para florestamento e reflorestamento, sendo uma ação contra a perda de biodiversidade.
Brincando conectado à natureza
Esse roteiro contempla a palestra sobre as fases do desenvolvimento das plantas e importância das árvores para a conservação das espécies e da natureza, bem como o plantio de uma muda.
As famílias também irão brincar com quebra-cabeça e jogo da memória relacionado à Mata Atlântica e farão a leitura do livro “Abraços de Muriqui” no deck da Figueira.
Por fim, na Trilha do Cambuci, as crianças farão uma expedição e irão coletar elementos naturais para depois criar um bate papo com os pais.
Todas as atrações deste roteiro colaboram com o aprendizado do ODS 15 – Vida Terrestre, uma vez que as atividades proporcionam uma sensibilização sobre a importância da conservação da fauna e flora, levando em consideração como é valioso criarmos nossas crianças em um ambiente que respeite o meio natural. Desta forma, buscamos ter cidadãos mais conscientes e preparados para o futuro.
E aí, curtiu o Programa “Família e Natureza”?
Então, entre em contato com nossa analista de educação ambiental, Elaine Izabel de Moura, e agende a sua visita.
Contatos:
(13) 99206-3554
* Thayná Agnelli é jornalista formada pela FAPCOM, tem experiência em gestão de redes sociais e é responsável pela criação de conteúdo para o Legado das Águas.