Educação ambiental como propulsora da inclusão social

 em ARTIGOS

Vivermos em comunidade é saber que qualquer comportamento pode afetar tanto nossa vida quanto a do próximo. Neste cenário, a educação tem um papel essencial como agente transformador, ou seja, é capaz de fomentar mudanças e inclusões, sobretudo as sociais. Por isso, inserir a educação ambiental em nosso cotidiano é fundamental, visto que ela é muito mais do que um conjunto de ações sustentáveis em prol da conservação do meio ambiente: é o estreitamento das relações e estímulo para a formação de cidadãos conscientes e críticos a favor da vida humana, animal e vegetal, bem como aos recursos naturais.  

 

Inclusão  

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019, indica que o Brasil tem 17,3 milhões de pessoas, de dois anos ou mais, com deficiência, ou seja, 8,4% da população. Do total, 3,4% possuem deficiência visual, 1,1% auditiva e 1,2% mental. 

Especificamente para o grupo com restrição visual, o Legado das Águas (LA) já recebeu quatro edições do Projeto Natureza de Criança, que via Lei de Incentivo ao Esporte e com o apoio do LA e do Instituto Votorantim, tem o propósito de levar de forma inclusiva mais natureza para a infância dos pequenos. Desta forma, através de atividades socioambientais imersivas na Mata Atlântica, crianças com e sem deficiência visual aprendem sobre a importância e o papel do meio ambiente para todo o ciclo de vida de maneira dinâmica e flexível. Como resultado, as práticas beneficiam o progresso mental, corporal e intelectual dos participantes. 

 

Educação Socioambiental no LA  

Em seis anos (2017-2022), o Legado das Águas já auxiliou mais de 64 mil pessoas por meio de ações de educação socioambiental. Foram 461 eventos, palestras e ações realizados em 10 municípios, que contaram com o apoio de Prefeituras, Secretarias de Educação, Meio Ambiente e Turismo, escolas e pesquisadores parceiros do Legado.  

Atualmente, a Reserva executa três projetos e é membro de duas Câmaras Técnicas de Educação Ambiental do Vale do Ribeira: 

  • Plano de Educação Ambiental (PEA) com 4 eixos de atuação: nos municípios, interno (LA), com as empresas do portifólio Votorantim e comercial; 
  • Programa Guardiões da Mata Atlântica; 
  • Estudo do meio; 
  • Membro na Câmara técnica de Educação Ambiental do comitê de Bacias; 
  • Membro na Câmara técnica de Educação Ambiental de Tapiraí.

 

Em relação ao projeto de Estudo do Meio, ele é voltado para escolas, faculdades e outras Instituições de ensino que buscam conhecer a biodiversidade do Legado das Águas através de atividades ao ar livre. Além disso, fomenta a interação, sensibilização, reconexão e aprendizado em meio a uma floresta em alto grau de conservação.  

*Os eventos e as ações de educação ambiental do Legado são desenvolvidos e executados por nossa Analista Socioambiental, Elaine Moura. 

 

Jogos e atividades  

Se você procura atividades lúdicas que promovam a aprendizagem de seus filhos e/ou alunos e abordem temáticas ambientais, o Legado tem um catálogo rico de opções. 

Os jogos foram elaborados em parceria com os alunos da Ambiens JR. e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) com sinergia ao Programa Guardiões da Mata Atlântica, o qual tem o objetivo de desenvolver com os alunos da rede municipal, assuntos focados na conservação e biodiversidade da Mata Atlântica.  

Clique aqui e acesse o catálogo completo. 

 

* Thayná Agnelli é jornalista formada pela FAPCOM, tem experiência em gestão de redes sociais e é responsável pela criação de conteúdo para o Legado das Águas. 

 

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