Ecoturismo para todas as idades

 em ARTIGOS

 

Ecoturismo para todas as idades

Com o passar do tempo, a população mundial está mais velha, porém, com melhores hábitos, aumentando o tempo de vida. Hoje, são indivíduos aptos a realizar atividades que um dia foram consideradas apropriadas aos jovens; também são parte do novo consumo e estão em busca de bem-estar e diversão.

A Organização Mundial de Saúde divulgou um relatório em que o número de pessoas com mais de 60 anos será duas vezes maior em 2050. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2030, no Brasil, o número de idosos ultrapassará o total de crianças entre meses até 14 anos. A população predominante será mais velha, o que torna necessário adaptar os espaços para “abraça-los” de forma saudável e amigável.

Atenção e cuidado

A idade avançada traz consigo a solidão. As mudanças corporais e psicológicas relacionadas ao envelhecimento aumentam a condição do isolamento e deixam atividades, antes prazerosas, de lado.

Dar mais oportunidades de consumo, seja ele cultural ou de bens, é um avanço. E passar a considerar a idade somente um número é uma alternativa. Mais espaços de lazer, por exemplo, favorecem a construção de relações entre diferentes gerações. Afinal, são pessoas de várias idades fazendo as mesmas coisas e trocando experiências.

O ecoturismo acessível

Tendo em vista essa realidade, alguns locais desenvolveram sua infraestrutura para receber públicos das mais variadas idades. A maior reserva privada da Mata Atlântica do país, o Legado das Águas, tem trilhas acessíveis e com diferentes níveis de dificuldade dentro de sua programação de ecoturismo. A trilha do Cambuci, por exemplo, 2km de extensão, sendo 1,3km em passarela suspensa; a Trilha da Figueira e o Jardim Sensorial, com acesso universal, possibilitam conexão com a natureza para todos os públicos.

Por outro lado, Andrei Pires, Auxiliar de Uso Público, Ecoturismo e Esportes do Legado das Águas, ressalta que se surpreendeu algumas vezes com os visitantes de idade avançada. Ele relata o dia em que um senhor de mais ou menos 80 anos acompanhou um grupo em uma trilha com mais de 8km durante três horas de caminhada e, ao término, comentou que voltaria para fazer canoagem. “Ele iniciou a trilha conosco e ficamos apreensivos, mas andou no ritmo do grupo até o final e se divertiu muito”, completa.

O pedal no Legado, equivalente a 40 km entre as portarias da Fumaça e Porto Raso, também é um passeio que atrai diferentes grupos. A maioria deles é composto por casais ou amigos de longa data, em busca de superarem as limitações de forma divertida.

“Creio que não podemos subestimar ninguém! Não importa a idade, todos são capazes! Estamos aqui para oferecer uma experiência na floresta repleta de atividades e muita diversão”, afirma Andrei. “Recebemos diversos públicos, e buscamos atender essa diversidade oferecendo a melhor experiência possível nos dias que passarão conosco.”, completa.

Quer organizar um passeio em grupo ou tem familiares que desejam passar momentos inesquecíveis em um lugar como o Legado das Águas? Fale conosco! Mande um e-mail contato@legadodasaguas.com.br ou nos envie mensagem via WhatsApp (11) 97278-3855

Postagens Recomendadas