Cinesolar e Legado das Águas promovem três sessões gratuitas de cinema movido a energia solar em Miracatu
Programação será formada pelo longa “Turma da Mônica – Laços” e um programa de curtas com temática infantojuvenil
O Cinesolar, com apoio do Legado das Águas – maior reserva privada de Mata Atlântica do país, promove três sessões gratuitas de cinema movido a energia solar no município de Miracatu, na região do Vale do Ribeira, neste mês de agosto.
Com programação formada pelo longa-metragem “Turma da Mônica – Laços”, de Daniel Rezende, que será projetado com recursos de acessibilidade por meio do aplicativo MovieReading (www.moviereadingbrasil.com.br), e com um programa de curtas-metragens com temática infantojuvenil, as exibições ocorrem em três pontos diferentes da cidade:
-
Dia 05 (quinta-feira), na Escola Estadual Poeta Domingos Bauer Leite – sessão de curtas, às 19h, e “Turma da Mônica – Laços”, às 20h;
-
Dia 07 (sábado), na Quadra da Escola Biguá – sessão de curtas, às 18h, e “Turma da Mônica – Laços”, às 19h;
-
Também está prevista uma terceira sessão em Miracatu em local que será divulgado em breve.
Devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, as exibições seguirão rígidos protocolos de segurança. Serão disponibilizados álcool em gel para higienização das mãos, haverá controle de acesso e distanciamento entre as cadeiras; o uso de máscara será obrigatório durante todo período de exibição.
“Nossa proposta é oferecer programação divertida e de qualidade sem esquecer dos cuidados necessários com a segurança do público”, afirma Cynthia Alário, sócia da Brazucah Produções e idealizadora do Cinesolar.
Formação Rede Brazucah
Além de serem as primeiras exibições presenciais do Cinesolar em 2021, a iniciativa marca ainda a conclusão do projeto de formação Rede Brazucah na cidade de Miracatu, que em 2020 capacitou alunos de escolas públicas locais para exercerem atividades de agentes culturais e produtores de conteúdo para a internet.
Com carga horária de 72 horas, as aulas foram ministradas em ambiente on-line e conteúdo programático focado em produção audiovisual em redes sociais, passando ainda por temas ambientais e sociais relevantes da atualidade.
Ao final do curso, os jovens produziram o documentário “O que é ser negro?” a partir de gravações remotas por teleconferência para a gravação das entrevistas que compõem o material. A obra pode ser acessada aqui.
Daniela Gerdenits, coordenadora de Parcerias e Responsabilidade Social do Legado das Águas, relata que as exibições fecham um grande projeto de formação iniciado em 2020. “O projeto de formação de agentes culturais trouxe uma oportunidade ao jovem de se profissionalizar, olhar o seu município e questões importantes para a sociedade utilizando como ferramenta um aparelho celular. Agora, fechamos a iniciativa com exibições por meio de uma estrutura móvel sustentável que amarram as temáticas debatidas durante o projeto e oportunizam o entretenimento seguro, entre os estudantes e suas famílias”, finaliza
As exibições do Cinesolar em Miracatu são viabilizadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Legado das Águas, apoio do Instituto Votorantim, MovieReading e Baterias Heliar; e realização da Brazucah Produções e do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Serviço
O quê? Exibições do Cinesolar em Miracatu, no Vale do Ribeira
Quando: 05, 07 e 14 de agosto
Onde:
Dia 05: Escola Estadual Poeta Domingos Bauer Leite – Avenida da Saudade
Dia 07: Quadra da Escola Biguá – Rua Projetada C, Vila São José
Obs: O local e data da terceira sessão na cidade serão divulgados em breve.
Filmes exibidos:
Turma da Mônica: Laços (Daniel Rezende – 2019 – Livre – 97 min) – com acessibilidade pelo aplicativo MovieReding
Sinopse: Floquinho desapareceu. Para encontrar seu cachorro de estimação, Cebolinha conta com os amigos Cascão, Mônica e Magali e, claro, um plano infalível.
Programa de curtas-metragens:
Plantae – (Guilherme Ger – 2019 – Livre – 10 min)
Sinopse: Ao cortar uma grande árvore no interior da floresta, um madeireiro contempla uma inesperada reação da natureza. Uma reflexão sobre as consequências irreversíveis do desmatamento e da subjugação lamentável dos humanos aos demais seres da Terra.
Mãe Não Chora (Carol Rodrigues e Veneza Oliveira – 2019 – Livre – 20 min)
Sinopse: Raquel trabalha na vara da família na defensoria pública, e tem que levar seu filho para o trabalho porque não consegue deixá-lo com o pai.
O Gigante (Júlio Vanzeler e Luís da Matta Almeida – 2012 – Livre – 10 min)
Sinopse: De todas as histórias que meu pai me contou, a que nunca esqueci foi a do rei que sempre carregou uma princesa dentro de seu coração…”
Sobre o Cinesolar:
Lançado em 2013, o CINESOLAR é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável. O projeto exibe filmes a partir da energia solar e promove arte e sustentabilidade através de oficinas artísticas e lúdicas, levando a sétima arte a comunidades afastadas e com acesso restrito a projetos culturais.
Ao todo, o CINESOLAR já realizou cerca de mil sessões com exibição de mais de 150 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas, em 440 cidades do país, percorrendo mais de 200 mil km e chegando a 185 mil pessoas. Além disso, foram ministradas mais de 300 oficinemas, que proporcionam acesso às técnicas básicas e aos elementos que compõem a linguagem cinematográfica.
O CINESOLAR conta com o patrocínio institucional da Mercedes Benz, apoio das marcas Sices Solar, Biowash, Bio 2. O projeto realiza compensação de carbono em parceria com a Ecoar e promove ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade da Paz).
Sobre a Rede Brazucah:
A Rede Brazucah alia cinema e educação e já formou mais de 1000 alunos. O projeto leva a exibição de filmes brasileiros para dentro das salas de aulas de instituições de ensino, além de capacitar alunos e professores para produzir sessões, mediar debates em suas escolas e utilizar o audiovisual como ferramenta pedagógica. A Rede Brazucah utiliza a estrutura de auditórios e equipamentos audiovisuais das próprias escolas e universidades, transformando estes espaços em salas de exibição para os alunos e a população local. Neste momento de pandemia de Covid-19, os encontros estão sendo ministrados de forma virtual.
Sobre o Legado das Águas
O Legado das Águas é a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil. Área de 31 mil hectares divididos entre os municípios de Juquiá, Miracatu e Tapiraí, no Vale do Ribeira, interior do estado de São Paulo, que alia a proteção da floresta e o desenvolvimento de pesquisas científicas à atividades da nova economia, como a produção de plantas nativas e o ecoturismo. Foi fundado em 2012 pelas empresas CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, Nexa, Votorantim Cimentos e Votorantim Energia. É administrado pela Reservas Votorantim LTDA. e mantido pela Votorantim S.A, que também em 2012, firmou um protocolo com o Governo do Estado de São Paulo para viabilizar a criação da Reserva e garantir a sua proteção. Mais do que um escudo natural para o recurso hídrico, o Legado das Águas trata-se de um território raro e em estágio avançado de conservação, com a missão de estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável. Saiba mais em www.legadodasaguas.com.br
Informações à imprensa:
Cristiano Filiciano- assessoria@brazucah.com.br – (11) 95605-9584