Cia. BuZum! se apresenta em Juquitiba e Juquiá (SP)
Em comemoração ao Dia da Árvore, neste mês de setembro, as cidades recebem a cia. com o espetáculo “E Agora?”, gratuitamente
Cia. Completa 14 anos de atividades e percorre o país promovendo espetáculos lúdicos e educativos
Apresentação do BuZum em escola e o Espetáculo “E agora?” Foto: Divulgação/BuZum
Neste mês, a Cia. BuZum! chega às cidades de Juquitiba e Juquiá (SP), com o espetáculo “E Agora?”, de 09 a19 de setembro (segunda a quinta-feira), por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, Ministério do Turismo, com incentivo da Lei Rouanet e apoio do Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país. Ao todo serão 63 apresentações gratuitas em equipamentos públicos dos municípios.
Dessa vez, o palco será fora do ônibus, em uma estrutura ampla, onde a plateia assistirá em cada sessão um espetáculo ao ar livre, divertindo o público com a vivacidade do tradicional teatro com objetos. “Para nós foi um desafio tirar os espetáculos de dentro do nosso ônibus-teatro, no entanto estamos felizes com o resultado e animados com a volta. As peças continuam com sua ludicidade, encantando todos que as assistem,” afirma a Mariane Gutierrez, diretora de produção do BuZum!
“Com todos os desastres ambientais ocorridos nos últimos meses, é de extrema relevância a parceria das Secretarias Municipais de Educação, Legado das Águas e Buzum! para a realização do teatro com o tema sobre mudanças climáticas. É importante que as crianças aprendam sobre as consequências do impacto homem e natureza” afirma Daniela Gerdenits, gerente do Legado das Águas.
As apresentações
Depois de passar por várias cidades do Estado de São Paulo, o BuZum! chega ao Vale do Ribeira e se apresentará com o espetáculo “E agora?” com sete sessões diárias, em duas semanas do mês de setembro. Cada trajeto do BuZum! poderá ser acompanhado pelo Instagram @ProjetoBuZum.
O grupo atuou no formato de ônibus-teatro por muitos anos e agora repaginando sua arte por meio do palco para levar seus contos cômicos e originais, cativando a todos que assistem. Já percorreu vários estados do país, diversas vezes com seu repertório autoral, já esteve até em Porto Suarez, na Bolívia e tem incontáveis fãs, tanto crianças, quanto adultos nas inumeráveis cidades por onde passou.
Espetáculo “E Agora?”
O Espetáculo da Cia Buzum!, aborda a questão das mudanças climáticas, com a linguagem Teatro de Objetos, uma vertente do Teatro de Animação onde os objetos ganham vida por aquilo que evocam e não pela manipulação ou marionetização.
Na peça, dois atores brincam com objetos de decoração ou souvenir se criam três cenas cheias de poesia e humor para abordar o tema.
BuZum! 14 anos
A cia. BuZum! completa 14 anos em 2024, muitas experiências lúdicas e coloridas, girando o país em roteiros de itinerância para levar gratuitamente ao público a cultura do Teatro de Bonecos.
Nesses anos todos a cia. circulou mais de 400 mil quilômetros para realizar 15.000 apresentações para mais de 700 mil espectadores nas mais de 3.000 escolas públicas de 250 cidades em 11 estados brasileiros.
A cia. com sede em São Paulo é dirigida por Beto Andreetta, Jackson Íris e Mari Gutierrez, junto com a equipe de produtores, montadores, motoristas, secretárias e atores, todos trazem à plateia itinerante novas possibilidades onde a imaginação e a fantasia se expandem nos contos com seus bonecos teatrais inovadores.
Os espetáculos são apresentados em escolas públicas e praças, por meio do Ministério da Cultura, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura e pela Cabot.
Ficha Técnica – E Agora?
Texto: Sandra Vargas
Direção: Sandra Vargas
Elenco: Rafael Francisco, Maggie Abreu, Dani Lima e Thais Morais
Trilha sonora: César Maluf
Criação de cenário: Sandra Vargas
Objetos: Sandra Vargas
Direção de produção: Mari Gutierrez
Coordenação de produção: Aldo Andreetta
Produção executiva: Paloma Alves
Produção de campo: Leonardo Brandão e Renato Queiroz
Técnicos de som e luz: Eduardo da Silva e Lucas Luciano
Design gráfico: Sato do Brasil e Murilo Thaveira
Direção administrativa: Jackson Íris
Assistente financeiro: Vania Rodrigues
Realização: BuZum!
Agenda
BuZum! 2024 em 23 e 25 de setembro
Espetáculo: “E Agora”
Juquitiba (SP)
Data: 9, 10, 11, 12 e 13 de setembro (segunda à sexta)
Local: Centro Social Urbano
Endereço: Avenida K.de Oliveira, n° 633- salão do Centro Social Urbano- Centro- Juquitiba-SP
Horários: 9h30, 10h10, 10h50, 11h20, 13h30, 14h10 e 14h50.
Juquiá (SP)
Data: 16, 17,18 e 19 de setembro (segunda à quinta)
Local: Emef Profª Maria Do Carmo Monteiro De Mello
Endereço: Rua Andorinha, S/N Vila Dos Pássaros – Juquiá/SP
Horários: 9h30, 10h10, 10h50, 11h20, 13h30, 14h10 e 14h50.
Data: 19 de setembro (quinta)
Local: EMEIEF Professora Veneranda Augusta Bertanha Soares
Endereço: Rua Hum, número 78 Bairro Caçula, SP 79.
Horários: 9h30, 10h10, 10h50, 11h20, 13h30, 14h10 e 14h50.
Prêmios BuZum!
Em 2016, o BuZum! recebeu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para Cultura, na categoria Arte para Crianças – Voto Popular. Em 2014, a companhia foi contemplada com o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa).
Repertório
Possui 18 peças o repertório da companhia, criadas especialmente para o público infanto-juvenil. São elas: Darwin BR, sobre a passagem do naturalista inglês Charles Darwin pelo Brasil; Filhotes do Brasil, obra ambientada na Amazônia que trata da relação entre pais e filhos; Mundo Português, uma bem humorada viagem pelo universo da língua portuguesa pela Ásia, África e América do Sul; O Mundo é uma Bola, espetáculo criado às vésperas da Copa do Mundo que conta a história do futebol desde sua origem; 13 Gotas, espetáculo sobre a importância da água para a vida no planeta Terra, Máquinas, conta a história dos meios de transporte; Energia, sobre as diferentes fontes de energia, Que lixo é lixo?, sobre reciclagem, Sabor de Vitória, sobre alimentação saudável. O BuZum! tem, também, um espetáculo para adolescentes chamado Intolerância que levanta questões sobre preconceitos no ambiente escolar. Em 2019, a companhia estreou dois novos espetáculos, Caipira e Curumim, sobre Folclore e Contos Indígenas, que continuam a série sobre Cultura Popular, inaugurada em 2017 com a peça Mamulengo, uma homenagem à cultura popular de Pernambuco, o espetáculo “O Grande Perigo”, sobre preservação da vida marinha, o espetáculo “Floresta Viva”, sobre a gravidade das queimadas nas florestas, o espetáculo “Aquela Casa”, sobre a importância de uma vida mais sustentável, O espetáculo “Ovelha Colorida”, sobre a perspectiva da aceitação das diferenças e o não preconceito.E este ano, com a estreia do espetáculo “E agora”, que retrata a importância da nossa participação nas alterações climáticas.
Sobre o Legado das Águas
O Legado das Águas é a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil. Área de 31 mil hectares divididos entre os municípios de Juquiá, Miracatu e Tapiraí, no Vale do Ribeira, interior do estado de São Paulo, que alia a proteção da floresta e o desenvolvimento de pesquisas científicas a atividades da nova economia, como a produção de plantas nativas e o ecoturismo. Foi fundado em 2012 pelas empresas CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, Nexa, Votorantim Cimentos e Auren. É administrado pela Reservas Votorantim LTDA. e mantido pela Votorantim S.A, que também em 2012, firmou um protocolo com o Governo do Estado de São Paulo para viabilizar a criação da Reserva e garantir a sua proteção. Mais do que um escudo natural para o recurso hídrico, o Legado das Águas trata-se de um território raro e em estágio avançado de conservação, com a missão de estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável. Saiba mais em https://legadodasaguas.com.br/