Turismo Ecológico: viajando com consciência ambiental e social
O turismo ecológico emerge como uma resposta consciente e responsável aos desafios ambientais e sociais enfrentados mundo afora. Trata-se de uma abordagem que busca maximizar os benefícios do setor, ao mesmo tempo em que minimiza seus impactos negativos sobre o meio ambiente, as comunidades locais e a cultura.
Segundo dados do Boletim do Turismo Doméstico Brasileiro, por exemplo, em 2021, uma a cada quatro viagens domésticas a lazer no país foram realizadas focadas em ecoturismo ou turismo ecológico. E destinos sustentáveis não faltam no Brasil, não é à toa que em 2023, das 100 principais localidades mundiais do segmento, 8 são brasileiras, ou seja, 8%.
Além disso, um levantamento feito pela TRVL Lab no ano passado revelou que além do interesse pelos destinos ecológicos, 28% dos viajantes também valorizam as empresas que se preocupam com a sustentabilidade e 15% não se importam e pagar mais por produtos e serviços que sejam responsáveis no âmbito ambiental e social.
Mas afinal, como viajar de maneira sustentável?
Tal prática envolve uma série de ações e escolhas que unem diversão, relaxamento, conservação e desenvolvimento sustentável. A começar, é preciso planejar o meio de transporte. Optar por alternativas de baixo carbono, quando possível, colaboram com a redução das emissões de gases de efeito estufa.
Outro ponto de atenção é a escolha do destino. Dê preferência para lugares comprometidos com a conservação da natureza e sua biodiversidade, como o Legado das Águas. Além disso, é importante informar-se sobre seu destino, isso permitirá que você mergulhe nas tradições e práticas locais, além de explorar e apreciar sua viagem de uma forma mais sensível e atenta às novas descobertas.
Ao explorar o destino, priorize atividades que promovam a conservação da natureza e de comunidades tradicionais. E durante sua estadia, pratique o consumo consciente, evitando desperdícios de água, energia e alimentos.
Ah, lembre-se de nunca alimentar animais silvestres, isso pode interferir em seus comportamentos naturais e de não deixar rastros, a não ser pegadas.
Viajar de maneira sustentável, em essência, busca equilibrar o desenvolvimento econômico, a conservação ambiental e o respeito pela cultura local, garantindo que as atividades turísticas possam perdurar a longo prazo sem comprometer os recursos naturais ou prejudicar a biodiversidade.
Ao adotar práticas e comportamentos responsáveis, os viajantes podem desfrutar de experiências autênticas e significativas, ao mesmo tempo em que contribuem para a conservação das florestas e o bem-estar social.
E aí, qual vai ser seu próximo destino, hein?
#VemproLegado
* Thayná Agnelli é jornalista formada pela FAPCOM, tem experiência em gestão de redes sociais e é responsável pela criação de conteúdo para o Legado das Águas.