Abelhas são fundamentais para a vida na terra: conheça a importância delas!
Você sabia que desde 2018, no dia 20 de maio, comemora-se o Dia Mundial das Abelhas? A celebração foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em dezembro de 2017. Essa data foi escolhida por ser o dia do nascimento de Anton Jansa, esloveno considerado o pioneiro da apicultura moderna.
De acordo com a ONU, o Dia Mundial das Abelhas busca lembrar a importância da polinização feita por esses animais para o desenvolvimento sustentável. Segundo o órgão, cerca de 90% das espécies de plantas com flores silvestres dependem total ou parcialmente da polinização delas. Por meio da polinização, elas contribuem não só para a regeneração e manutenção das florestas e sua biodiversidade floral, mas também para a alimentação humana, já que possibilita o cultivo de muitos alimentos comuns em nosso dia a dia.
Abelhas presentes na Mata Atlântica
Conforme a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.), existem, aproximadamente, 20 mil espécies de abelhas no mundo, sendo que a mais conhecida é a Apis Mellifera, espécie social, ou seja, que forma colônia.
Especificamente sobre a espécie Meliponini, popularmente denominada por abelha sem ferrão (por possuírem o ferrão atrofiado são incapazes de ferroar) ou nativas, há o registro de cerca de 400 tipos. Elas estão presentes em grande parte das regiões de clima tropical, mas também podem ser encontradas em regiões de clima subtropical. O Brasil é a casa de 250 espécies , de acordo com a A.B.E.L.H.A.
Somente na Mata Atlântica, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) indica que até 90% das espécies de plantas são polinizadas pelas abelhas nativas, como a Jataí.
Uma curiosidade é que esse grupo de abelhas está associado a habitats florestados, isto é, quanto mais conservada está uma região, maior a chance de ter sua presença. Isso acontece, uma vez que elas utilizam os recursos florestais como alimentos e as cavidades arbóreas para alojarem suas colméias. Desta maneira, tais insetos também ajudam sendo indicadores da saúde do meio ambiente. Por isso, é de suma importância combater ações antrópicas que causam impactos ambientais, como desmatamentos, queimadas, uso de pesticidas e agrotóxicos, assim como adotar medidas que mitiguem o aquecimento global e mudanças climáticas. Afinal, sem as abelhas, toda a vida terrestre é afetada, inclusive, a humana.
Então hoje, Dia Mundial das Abelhas, fazemos o convite para a reflexão da importância das abelhas para a manutenção de nossa biodiversidade e cultivo dos alimentos que chegam à nossa mesa.
Quando ver uma abelha voando perto de você, ao invés de esbravejar, agradeça. Sem as abelhas a vida na terra seria bem diferente do que conhecemos hoje.
* Thayná Agnelli é jornalista formada pela FAPCOM, tem experiência em gestão de redes sociais e é responsável pela criação de conteúdo para o Legado das Águas.