Você sabe qual é a importância do solo?
Cotidianamente, é comum nos preocuparmos com a condição e a falta de água, assim como em ações para reduzir a poluição e melhorar a qualidade do ar, mas esquecemos de nos atentar ao solo, outro recurso natural fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas.
A palavra solo é derivada do latim “solum”, que significa terra ou chão.
O solo é um recurso natural não renovável, isso significa que seu processo de recomposição é muito lento, podendo levar muitos anos. Então, conservá-lo é imprescindível.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), anualmente, o mundo perde, ao menos, 24 bilhões de toneladas de solo fértil, ou seja, a cada cinco segundos, o equivalente a um campo de futebol. De acordo com o órgão, se continuarmos neste ritmo, até 2050, mais de 90% de todo o solo terrestre pode ser degradado. No final de 2021, de acordo com o relatório Situação Mundial da Terra e dos Recursos Hídricos para Alimentos e Agricultura – Sistemas em ponto de ruptura, da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), 33% do solo global já estava em uma situação de degradação moderada ou alta, um grande risco ecológico.
Condições climáticas, como ventos e chuvas constantes, assim como as ações humanas, por exemplo a agricultura, pecuária e desmatamento, são algumas causas para a aceleração da erosão do solo. Desta forma, fazer uso responsável desse recurso e manter as florestas em pé são atos eficazes para sua conservação, já que sua degradação interfere em todo o ecossistema.
Solo e as florestas
Além de fornecer nutrientes essenciais para a manutenção das florestas, produzir biomassa microbiana, ser um importante decompositor e filtrar a água, o solo contribui com a mitigação das emissões de gases do efeito estufa. Por acumular material orgânico, ele é capaz de fazer o sequestro de carbono da atmosfera. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o solo é um dos cinco reservatórios de carbono orgânico, responsável por aproximadamente dois terços de todo o reservatório mundial. Isso significa que ele armazena mais carbono orgânico do que a própria vegetação.
A floresta possui ações benéficas ao meio ambiente e o solo não fica de fora dessas contribuições.
A cobertura florestal é uma proteção ao solo, desta forma, evita que ele sofra erosões, seja impactado bruscamente pela água das chuvas, ventos, raios solares e variações de temperatura. Além disso, as raízes das árvores colaboram com a estruturação do solo, favorecendo seu arejamento. Em contrapartida, o solo beneficia o crescimento das plantas, ou seja, um precisa do outro e nós precisamos dos dois!
Hoje, Dia Nacional da Conservação do Solo, te convidamos a refletir sobre suas atividades e pensar quais ações você pode adotar para ajudar na manutenção desse recurso.
Vamos juntos conservar o solo? Pequenas atitudes fazem grande diferença!
* Thayná Agnelli é jornalista formada pela FAPCOM, tem experiência em gestão de redes sociais e é responsável pela criação de conteúdo para o Legado das Águas.