af_bannerpagepremiosport_1920x900px

Prêmio Nacional da Biodiversidade 2017

O Legado das Águas venceu na categoria “Empresas” a segunda edição 2017 do Prêmio Nacional de Biodiversidade, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, cujo objetivo é reconhecer iniciativas dosetor público, privado, organizações sociais e profissionais que se destacam por buscar a melhoria do estado de conservação das espécies da biodiversidade brasileira, contribuindo para o alcance das Metas Nacionais da Biodiversidade. Ao todo, foram 17 finalistas divididos em seis categorias: Academia, Empresas, Imprensa, Ministério do Meio Ambiente, Órgãos Públicos e Sociedade Civil. Para cada iniciativa inscrita, foram avaliados os seguintes critérios: efetividade quanto ao estado de conservação da espécie, impactos ambiental e social e inovação.

Prêmio Eco 2017

O Legado foi um dos vencedores da edição 2017 do Prêmio ECO, oferecido pela Amcham (Câmara Americana de Comércio) às empresas que adotam práticas socialmente responsáveis. As inovações na gestão garantiram o prêmio na categoria “sustentabilidade em processos”. Isso porque o Legado das Águas tem como principais premissas ser uma iniciativa inovadora na qual seja possível gerar renda ao mesmo tempo em que se estimula o desenvolvimento do território onde a Reserva está inserida, envolvendo a população local e os municípios na manutenção da floresta em pé. Alguns exemplos dessas atividades são o ecoturismo, a compensação de reserva legal e a venda de mudas nativas da Mata Atlântica, além da atuação social, que viabilizou projetos como o Apoio à Gestão Pública (AGP), o programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), entre outros. Criado pela Amcham em 1982 para reconhecer e divulgar a sustentabilidade empresarial, o Prêmio ECO já mobilizou mais de 2 mil empresas que inscreveram seus projetos ao longo das últimas três décadas no Brasil.

Prêmio Eco 2018

O Legado das Águas foi reconhecido em 2018, pela segunda vez, com o Prêmio ECO, oferecido pela Câmara Americana de Comércio (Amcham-SP) às empresas que adotam práticas socioambientais responsáveis. O projeto Código Verde, sistema automatizado de rastreabilidade das plantas produzidas pelo viveiro do Legado das Águas, garantiu o prêmio na categoria “Processos”. Reconhecido na edição anterior pelas inovações na gestão da Reserva, sendo destaque na categoria “Sustentabilidade em Processos”, o Legado das Águas chamou atenção em 2018 com o Código Verde, projeto que tornou possível garantir o padrão de qualidade durante todas as etapas do processo de produção das plantas, desde a identificação da matriz – planta da qual é coletada as sementes ou material de reprodução vegetativa – até o destino final.

Prêmio Muriqui ​2018

O Legado das Águas ganhou, em 2018, o Prêmio Muriqui na categoria Pessoa Jurídica. Criada em 1993 pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

A premiação tem como objetivo incentivar ações que contribuam para a conservação da biodiversidade, o fomento e a promoção do desenvolvimento sustentável na área da Mata Atlântica.

Prêmio Automação ​2018

O Legado das Águas, por meio do projeto Código Verde, foi o vencedor da categoria Sustentabilidade do Prêmio Automação 2018. O Código Verde traz o uso da tecnologia para o viveiro do Legado das Águas, tornando possível a automação do processo de rastreabilidade durante a produção de plantas, permitindo o acompanhamento e a garantia de origem desde a coleta da semente na matriz até o consumidor final. A premiação foi criada pela GS1 Brasil para valorizar a criatividade e os esforços de empresas e profissionais que apostam na automação e na padronização para aprimorar a gestão dos seus negócios com soluções que aumentam a eficiência e a competitividade no mercado. O Código Verde é resultado de uma parceria entre a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, a PariPassu, a Zebra Technologies e a 3M com o Legado das Águas.

Prêmio Latino-Americano Transformadores da Rede América 2019​

O Legado das Águas recebeu o prêmio “Transformadores de Comunidades Sustentáveis 2019” da Rede América, que reconhece soluções e ações inovadoras voltadas para o desenvolvimento sustentável. Em sua IV edição, participaram da premiação 13 países da América Latina e Caribe e, dentre 73 iniciativas cadastradas, o Legado esteve entre os 9 finalistas e foi o primeiro colocado na categoria ‘Negócio e Comunidades Sustentáveis’.

Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental 2019

Criado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, o Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental reconhece as melhores iniciativas do setor industrial na área de sustentabilidade em três categorias – Grande Porte, Pequeno Porte e Responsabilidade Social. Em 2019, a Votorantim S.A. foi premiada na categoria Responsabilidade Social pela criação da Reserva Legado das Águas.

Legado das Águas © 2022 – Todos os direitos reservados