Reserva Legal e Restauração Ecológica: qual a importância?

 em ARTIGOS

Foto: Arquivo Legado das Águas

Você já ouviu falar em Reserva Legal e em restauração ecológica? Sabe qual é a importância e para que serve? A gente te explica!

De acordo com o Código Florestal, Reserva Legal é uma área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural e tem como função garantir o uso econômico de maneira sustentável dos recursos naturais, além de contribuir com a conservação e a reabilitação dos processos ecológicos e promover a conservação da biodiversidade, ou seja, manter, abrigar e proteger a fauna silvestre e a flora nativa. 

O código estabelece ainda a porcentagem de vegetação nativa que as propriedades de cada bioma brasileiro precisam manter como Reserva Legal. Na Mata Atlântica, por exemplo, o tamanho deve ser 20% da área total.

Para cumprir essa determinação, existem algumas alternativas: recompor e/ou permitir a regeneração natural  na área delimitada como Reserva Legal  ou então fazer uma compensação em outro local desde que este faça parte do mesmo bioma. É aqui que entra a Reservas Votorantim!

Somos gestores de ativos ambientais, ou seja, administramos o Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil, e o Legado Verdes do Cerrado, local de desenvolvimento sustentável do Cerrado que oferece áreas para compensação em seus territórios. 

 

Por que compensar com as Reservas Votorantim?

Dentre os diferenciais de compensar em uma das áreas de conservação ambiental da Reservas Votorantim, pode-se destacar a garantia de proteção dos serviços ecossistêmicos bem como a manutenção da floresta em pé.

Além disso, há outras vantagens:

– Investimento: baixo investimento e isenções em pagamento de Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR);

– Menos burocracia: relatórios anuais e consultoria jurídica especializada;

– Reconhecimento: nome conectado com ações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com as práticas de governança ambiental, social e corporativa (ESG);

Segurança: garantia da manutenção da área compensada, bem como monitoramento do local e segurança jurídica. 

*Saiba mais, clicando aqui.

 

 

Recuperação Ecológica

Conforme o Relatório Anual do Desmatamento no Brasil, a cada segundo em 2020, 24 árvores foram derrubadas no país, isto representa um crescimento de 14% no desmatamento nacional. 

Um caminho para reverter esse cenário desfavorável e preocupante é recuperar parte das áreas que foram desmatadas e encontram-se improdutivas, através de projetos de restauração ecológica,. De acordo com o Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (Planaveg), essa ação traz benefícios ambientais, econômicos e sociais. 

Do ponto de vista ambiental, o ato de plantar novas árvores endêmicas ajuda na promoção do sequestro de gás carbônico (CO2) da atmosfera, ou seja, contribui com a diminuição deste gás e, logo, colabora com o combate à intensificação do efeito estufa, causador do aquecimento global. 

A restauração da vegetação nativa também promove outros serviços ecossistêmicos, como a estabilização de solo  evitando a erosão  e contaminação dos recursos hídricos, bem como reduz a poluição sonora, melhora a qualidade do ar e é abrigo para a fauna silvestre.

 

Foto: Arquivo Legado das Águas

Da mesma forma que a Reservas Votorantim ajuda na questão de regularização da Reserva Legal através da compensação ambiental, ela colabora com órgãos, instituições e pessoas físicas que desejam fazer o reflorestamento de alguma área da Mata Atlântica. 

Por meio do Centro de Biodiversidade da Mata Atlântica (CBMA), mudas de plantas nativas do bioma são cultivadas e colocadas à venda.

Por ano, o viveiro é capaz de produzir 200 mil mudas de 136 espécies distintas. Porém, o foco de cultivo está em 51 tipos, como: a Orelha de onça (Pleroma clavatum),  Manacá da serra (Pleroma raddianum), Juçara (Euterpe edulis), Clusia (Clusia criuva) e Quaresmeirinha (Pleroma fothergillii).

Um diferencial do CBMA é a possibilidade de rastreabilidade das plantas, isto é, através de um QR Code que cada muda recebe, é possível verificar todo o caminho e etapas de produção realizadas. Essas informações podem ser acessadas a qualquer momento e por diferentes dispositivos, como computadores, celulares ou tablets. 

**Saiba mais sobre o CBMA, acessando aqui.

 

Foto: Paulina Chamorro

 

Você está precisando regularizar a Reserva Legal de sua propriedade ou deseja fazer o reflorestamento de alguma área? 

Fale conosco. Estamos aqui para te ajudar! 

Vamos juntos contribuir com a conservação de nossa biodiversidade!

 

* Thayná Agnelli é jornalista formada pela FAPCOM, tem experiência em gestão de redes sociais e é responsável pela criação de conteúdo para o Legado das Águas.

Postagens Recomendadas