Você sabe o que é um ODS?

 em ARTIGOS

Estima-se que em dez anos haverá nove bilhões de pessoas no mundo. Sendo assim, com o intuito de promover a prosperidade, saúde e bem-estar para a população, bem como a proteção do meio ambiente, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou em 2015 os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são diretrizes para a atuação de empresas e organizações da sociedade civil até 2030. 

Os ODS possuem 169 metas e 244 indicadores que, integrados e indivisíveis, equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental. Muitas pessoas não compreendem a relação direta entre os pilares, porém não há um progresso social sem a conservação dos recursos naturais, assim como a utilização e distribuição equilibrada deles. E logo, não há prosperidade econômica sem a igualdade entre as pessoas.  

Entre os indicadores presentes nos ODS, 70 são monitorados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse controle proporciona uma referência para trabalhar os objetivos no país. O Legado das Águas, por exemplo, segue as recomendações e com isso, todas as frentes de trabalho da Reserva colaboram com metas e indicadores que influenciam 11 dos 17 ODS. São eles:

– Erradicação da pobreza (1);

– Fome zero e agricultura sustentável (2);

– Educação de qualidade (4);

– Trabalho decente e crescimento econômico (8);

– Indústria, inovação e infraestrutura (9);

– Redução das desigualdades (10);

– Cidades e comunidades sustentáveis (11);

– Consumo e produção responsável (12);

– Ação contra a mudança global do clima (13);

– Vida terrestre (15);

– Parcerias e meios de implementação (17).

Toda empresa ou organização que abraça um sistema de trabalho efetivo para a prática dos ODS reconhece que o seu papel é fundamental na defesa dos direitos humanos e essencial para a conservação e valorização do meio ambiente. Você também pode fazer a sua parte. Não vai querer ficar de fora, né?

 

* Thayná Agnelli é jornalista formada pela FAPCOM, tem experiência em gestão de redes sociais e é responsável pela criação de conteúdo para o Legado das Águas.

 

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