Com uma lista de 363 espécies de aves já registradas, muitas delas endêmicas da Mata Atlântica, o Legado das Águas é considerado uma das principais áreas no Brasil e no mundo para observação de aves.
É também um dos mais importante hotspots do bioma em eventos como o Global Big Day, promovido pelo Cornell Lab of Ornithology e pelo eBird. Demais, né?
A diversidade de aves presente na Reserva, o conforto e a segurança da área são capazes de encantar observadores de todos os níveis, desde os iniciantes até os mais experientes, sendo uma importante oportunidade de estreitar ainda mais a relação entre o visitante e a biodiversidade à sua volta.
Aves do Legado
Nossos visitantes mais frequentes
Por toda a extensão do Legado das Águas é possível encontrar os moradores desse rico pedaço da Mata Atlântica. Alguns de forma mais notável, outros mais tímidos, porém todos estão ali.
O Legado das Águas é um ponto de observação de aves desde 2021, após a realização do evento organizado pelo Cornell Lab of Ornithology. Duas vezes por ano, durante 24 horas, os participantes são encorajados a explorar todos os ambientes da Reserva para tentar identificar e registrar o maior número possível de espécies, gerando um ranking disputadíssimo com outras áreas de todo o planeta. No Brasil, a Reserva tem se colocado nas primeiras posições em número de espécies, competindo com importantes Unidades de Conservação de todo o país
Para os iniciantes, a participação no Global Big Day exige pouco: basta ter curiosidade, vontade de se aventurar, criar uma conta no eBird, fazer suas listas de observação e se divertir fotografando e fazendo gravações. É também uma grande oportunidade de aprendizado, acompanhando observadores mais experientes. Assim, todos os participantes conseguem aproveitar em comunidade essa vivência, além de gerar dados importantes para a ciência!
Participar do Global Big Day é obrigação para os birdwatchers, hein? É uma chance imperdível para observação de novas espécies de aves, inclusão de outros hotspots de observação no mapa, fazer amigos e conhecer novos lugares.
Confira as imagens da última edição:
O Legado das Águas é um palco imenso para avistarmos a diversidade de aves da Mata Atlântica, num território conservado de 31 mil hectares divididos entre os municípios de Juquiá, Miracatu e Tapiraí, no Vale do Ribeira, interior do estado de São Paulo. Nossa equipe trabalha incessantemente para realizar pesquisas científicas em prol do conhecimento dos ecossistemas locais.
Em 2016 aconteceu o primeiro estudo para entender a diversidade de aves da Reserva, em parceria com a Sustentar Meio Ambiente. A iniciativa buscou nortear a implantação da atividade de observação de aves no Legado resultando numa lista de 296 espécies. A partir daí, com dados atualizados a todo momento pela nossa equipe e por parceiros muito especiais, chegamos às 350 espécies, sendo que destas 117 só existem na Mata Atlântica e 38 estão em categorias de ameaça ou quase ameaça. Com base nesses dados, foi possível concluir que o Legado das Águas abriga quase metade das espécies conhecidas no Estado de São Paulo. Incrível, não?
Com a oportunidade nas mãos e contando com toda essa riqueza, promovemos a difusão de linhas de pesquisa através do Programa de Turismo Científico, onde você pode se aventurar em um final de semana acompanhando o trabalho de um especialista. Além disso, aqui é um dos locais de monitoramento do projeto “Eu vi uma ave usando pulseiras!?”, que acontece na Reserva desde 2020, em parceria com o Instituto Manacá.
Contate-nos pelo e-mail contato@legadodasaguas.com.br
ou pelo WhatsApp: 11 97278-3855
Legado das Águas © 2023 – Todos os direitos reservados