São Paulo promove Pedal das Capivaras em prol da despoluição do Rio Pinheiros

 em SALA DE IMPRENSA

Oitava edição do movimento acontecerá no sábado (14) com debates e passeio ciclístico. Inscrições gratuitas terminam na sexta-feira (13)

05 de dezembro de 2019Com o objetivo de chamar a atenção para a despoluição do Rio Pinheiros, no próximo dia 14, a Shimano, principal marca mundial de componentes de bicicleta, promoverá a oitava edição do Pedal das Capivaras. A ação, que tem a parceria da Eureka Coworking, Legado das Águas, EF Education First, Util Bicicletas, Internutri, Cheguei de Bike e Blue Cycle, busca engajar a sociedade para a revitalização de um dos principais rios que cruzam a capital paulista.

 “A Shimano abraçou esta causa desde 2011. Nosso principal motivador foi a Ciclovia do Rio Pinheiros. Neste período, observamos também o início de uma mudança na cidade de São Paulo, que deixou de ser orientada exclusivamente para automóvel e voltou a ser pensada para as pessoas, com mais espaços comuns e áreas de atividades ao ar livre. Vemos cada vez mais pessoas trocando o carro por outros modais, como a bicicleta. Nesse mesmo contexto de uma cidade mais sustentável, precisamos olhar para os nossos rios”, enfatiza João Magalhães, coordenador de marketing da Shimano Latin America, que completa. “Durante décadas, o Rio Pinheiros ficou marginalizado, esquecido entre vias de asfalto e a linha férrea, longe das pessoas. A ciclovia construída às margens do rio trouxe novamente o cidadão, mais precisamente os ciclistas, ao convívio com o Pinheiros” 

Programação 2019 e as novidades no percurso do passeio

O evento terá duas ações. A primeira acontecerá às 9h no Eureka Rooftop (localizado na Avenida Paulista, 2439), onde especialistas debaterão a despoluição do Rio Pinheiros e sua contribuição para a melhoria da vida na cidade.

Entre os temas abordados: “O Uso Público de Áreas Naturais Protegidas” (William Mendes/Legado das Águas); “A Relação entre Educação e Meio Ambiente” (Cristiane Bianco /EF Brasil); “O Poder Público no Papel de Agente Transformador do Meio Ambiente” (Vereador Police Neto) e Um Passeio pela História do Rio Pinheiros” (Dra. Waverli Neuberger, doutora em biologia pela USP e especialista em Educação para Sustentabilidade pelo Schumacher College, Inglaterra). A recepção do público terá início às 8h30 com café da manhã. 

“A Eureka acredita que o debate em torno do tema é necessário e faz parte da missão da nossa empresa incentivar e participar de ações que mobilizem pessoas em prol das melhorias que sonhamos para a nossa cidade e nosso país”, comenta Daniel Moral, cofundador da Eureka Coworking.

 Após o debate, terá início à concentração para o Pedal das Capivaras (das 11h às 12h) pela ciclovia da Avenida Paulista. Diferente dos anos anteriores, quando o passeio aconteceu na ciclovia do Rio Pinheiros, a organização trouxe o percurso para a principal via da cidade. “Nosso objetivo é chamar atenção da população e conscientizar cada vez mais pessoas. E nada melhor que a avenida mais paulista de São Paulo”, comenta Magalhães.

 A saída do passeio será na Praça do Ciclista, localizada na Avenida Paulista em frente ao Eureka Rooftop, com todo o percurso realizado pela ciclovia, até as proximidades do metrô Ana Rosa, na Rua Vergueiro, uma distância total de aproximadamente 8 km.

A iniciativa tem ainda como finalidade criar um grupo com o interesse genuíno em divulgar e atuar pela causa da despoluição do Rio Pinheiros. “Todos estão convidados para serem porta-vozes desse desafio, contribuindo a dar nova vida a este rio que abriga muitas capivaras e por onde passam centenas de ciclistas diariamente” conclui o coordenador.

 O Legado das Águas – Reservas Votorantim, maior reserva privada de Mata Atlântica do País, é um dos parceiros do Pedal das Capivaras. Recentemente, a Reserva lançou o Projeto Novo Pomar Urbano em São Paulo, uma iniciativa em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, cujo intuito é desenvolver um projeto paisagístico urbano para a margem oeste do rio Pinheiros. Serão plantadas mais de 30 mil espécies nativas da Mata Atlântica, muitas raras ou que correm o risco de serem extintas.

“Tratamos esse projeto muito além do plantio de mais árvores na Marginal Pinheiros. É uma soma positiva de técnicas e beleza, caminho para encarar os desafios que atingem metrópoles como São Paulo, entre eles o aumento da disponibilidade hídrica e resistência para enfrentar alagamentos. Com a nossa proposta, queremos voltar a atenção para o rio Pinheiros, e incentivar ações individuais e coletivas que contribuam para também deixar nossa cidade mais humana e solidária, além de promover outras atividades que podem resgatar um dos mais icônicos rios brasileiros, a exemplo do Pedal das Capivaras, uma importante iniciativa da Shimano”, afirma David Canassa, diretor da Reservas Votorantim.

 Inscrições

O evento é gratuito e aberto ao público, tanto para os debates como para o passeio ciclístico pela despoluição do Rio Pinheiros. As inscrições são realizadas pelo portal do Sympla e ficarão abertas até sexta-feira (13), com vagas limitadas. Os 60 primeiros inscritos ganharão um colete refletivo exclusivo do passeio e concorrerão a brindes.

História

Criado em 2011 pela Shimano, o Pedal das Capivaras é um passeio de bicicleta em prol da despoluição do Rio Pinheiros. Nas sete edições anteriores, mais de 1200 ciclistas participaram do evento de conscientização, e importantes empresas e autoridades já aderiram a causa, como a CPTM, SP Market, Caloi, EMAE, Legado das Águas, Agência Leo Burnet, Vereador Police Neto, SeuLixoMeu, entre outras. Desde 2015, o evento passou a fomentar debates envolvendo órgãos públicos, mídia, formadores de opinião e representantes da indústria da bicicleta. 

Rio Pinheiros e sua ciclovia

O Rio Pinheiros possui 26 quilômetros de extensão e é o principal afluente do Rio Tietê. Suas águas nascem na Serra do Mar, composta pela junção dos rios Jurubatuba e Guarapiranga, encontro que acontece próximo à estação Santo Amaro do Metrô. 

Antigamente o rio possuía diversas curvas e apresentava inundações periódicas em sua várzea. Suas águas proporcionavam um espaço para lazer e práticas esportistas, abrigando inclusive importantes competições.  Com o crescimento da cidade, foi necessário fazer uma “reforma” do curso do Rio. Iniciadas em 1928 e finalizadas na década de 50, as obras tinham o objetivo de aprofundar a calha, acabar com as inundações, canalizar as águas e inverter o sentido do rio, com as águas bombeadas rio acima para a Represa Billings. Porém, com o crescimento da poluição, o bombeamento para a represa Billings foi encerrado no final da década de 80. O rio se transformou em uma local desfavorável para vida aquática e impróprio inclusive para navegação. 

Inaugurada em fevereiro de 2010, a Ciclovia do Rio Pinheiros tornou-se uma das principais opções para a prática do ciclismo na capital. A via é administrada pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que estima que mais de 41 mil ciclistas passem pelo local mensalmente. Desde a sua inauguração cerca de 5,4 milhões de ciclistas já percorram a via, que sofre com a poluição e mau cheiro.

Apoio – O Pedal das Capivaras tem o apoio da Eureka Coworking, EF Education First, Cheguei de Bike, Legado das Águas, Blue Cycle, Internutri, Util Bicicletas. 

 

Serviço:

8º Pedal das Capivaras Shimano

Data: 14/12/2019

Horário: a partir das 8h30. Chegada do pedal às 12h.

Local do evento: Eureka Coworking Rooftop/ Praça do Ciclista

Endereço: Avenida Paulista, 2439.

Inscrição gratuita através do sympla: https://www.sympla.com.br/debate–pedal-das-capivaras-pela-despoluicao-do-rio-pinheiros__736479

Sobre a Shimano – Empresa líder de mercado em componentes e acessórios para bicicleta e pesca, a Shimano foi criada em 1921 e possui sede em Sakai, no Japão. O escritório da Shimano Latin America (SLA) foi fundado em 2007. A Shimano desenvolveu as exclusivas tecnologias STI (Shimano Total Integration – alavanca de marchas e freio integrados), SPD (Shimano Pedaling Dynamics – para sapatilhas e pedais) e SIS (Shimano Index System), entre outras, reconhecidas e referência no mundo todo. Possui entre suas marcas nomes que são sinônimos de qualidade e performance no universo ciclístico: XTR, Dura Ace, Ultegra, DI2, além de ser a criadora e organizadora do Shimano Fest – Festival da Bicicleta, que terá sua décima primeira edição de 20 a 23 de agosto de 2020, no Memorial da América Latina.

Site: bike.shimano.com.br

Twitter:@shimanobrasil; 

Fanpages no Facebook: https://www.facebook.com/ShimanomtbBrasil/

https://www.facebook.com/ShimanoroadBrasil/

Sobre a Blue Cycle – A Blue Cycle Distribuidora é fruto de uma joint venture formada pela Shimano e acionistas brasileiros e atua desde fevereiro de 2016 no mercado nacional. Nasceu com a missão de fomentar o mercado de bicicletas, oferecendo produtos de qualidade superior e criando oportunidade para que os lojistas estejam satisfeitos em trabalhar com as linhas oferecidas pela Shimano com exclusividade. Entre elas estão Bikefitting.com, capacetes Lazer, PRO, pneus Schwalbe e Elite.

Sobre o Legado das Águas – Reserva Votorantim – O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, com extensão aproximada à cidade de Curitiba (PR), é um dos ativos ambientais da Votorantim. Localizada na região do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, a área foi adquirida a partir da década de 1940 e conservada desde então pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que manteve sua floresta e rica biodiversidade local com o objetivo de contribuir para a manutenção da bacia hídrica do Rio Juquiá, onde a companhia possui sete usinas hidrelétricas. Em 2012, o Legado das Águas foi transformado em um polo de pesquisas científicas, estudos acadêmicos e desenvolvimento de projetos de valorização da biodiversidade, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. Hoje, o Legado das Águas é administrado pela empresa Reservas Votorantim, criada para estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável.

Sobre a EF – A multinacional de origem sueca EF possui escolas próprias em mais de 52 destinos, oferecendo ensino de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, mandarim, japonês, coreano, russo e árabe. Mais informações podem ser obtidas em www.ef.com.br,  www.facebook.com/EFBrasil e www.instagram.com/efbrasil/.

Sobre o Eureka Coworking – Espaço de inovação e Coworking com foco em mobilidade e em projetos para a cidade com endereços em São Paulo, Campinas, Uberlândia, Rio de Janeiro e Lisboa. A Eureka Coworking é parceiro da Shimano em outras iniciativas e projetos como a Arena Mobilidade no Shimano Fest 2018 e o Projeto de Revitalização da Praça do Ciclista na Avenida Paulista. Nasceu em 2014 com o propósito de oferecer espaços de trabalho compartilhado, de inovação e empreendedorismo na cidade. Com mais de 7.000 m2, incentiva a mobilidade ativa por meio de benefícios aos clientes que chegam de bicicleta. Em 2018 recebeu o prêmio “SP DE BIKE AO TRABALHO” na categoria pequenas empresas ao lado do Banco Itaú, reconhecimento pelo incentivo ao modal no dia a dia.  O coworking oferece desde espaços compartilhados para uma pessoa até andares inteiros para 150 funcionários.

Sobre a Util Bicicletas – A Util Bicicletas Inteligentes representa uma série de marcas europeias premium no mundo. Os nossos inspiradores Europeus e Americanos foram intensamente estudados, surgindo a Util que é um modelo Long John adaptado para o terreno aqui no Brasil. Como sempre dizemos, uma bicicleta ciclável. O projeto nasceu com a necessidade de um transporte sustentável nos grandes centros urbanos. Dois ciclistas especializados e entusiastas da bicicleta se uniram para viabilizar um projeto nunca antes pensado, projetado e construído na América Latina.

+++

Mais informações e fotos:

GWA Comunicação Integrada

 (11) 3797-6578

Postagens Recomendadas