Quatro trilhas para fazer com os amigos

 em ARTIGOS

Além de fazer bem para o corpo e para a mente, as trilhas podem ser uma excelente oportunidade de reunir seus amigos e dividir bons momentos com eles.  Afinal, nesses tempos tão corridos, ter a oportunidade de passar algumas horas juntos, em contato com a natureza e praticando esporte de maneira solidária será uma experiência inesquecível.

No entanto, é bem provável que no seu grupo haja pessoas com diferentes tipos de preparo para trekking, inclusive nenhum. Por isso, para esse tipo de situação, a melhor escolha são as trilhas mais fáceis, para não desestimular os iniciantes.

Neste texto, vamos apresentar quatro opções de trilhas que você e seus amigos farão de forma fácil e divertida, fazendo valer os momentos juntos.

  1. Serra da Mantiqueira

Nesse paraíso de relevo montanhoso, situado entre Rio, Minas e São Paulo, são muitas as opções de trilhas das mais fáceis às mais difíceis — estas últimas incluem escaladas famosas como a do pico das Agulhas Negras e a de Prateleiras, para as quais é necessário ter um excelente condicionamento físico.

Para quem busca opções mais leves, alguns caminhos bem mais leves e contemplativos, como o Circuito dos 5 Lagos, na região de Itatiaia, no Rio de Janeiro, que é recomendado para todos os públicos. Com pouco mais de dez quilômetros de extensão, essa trilha leva cerca de quatro horas para ser completada e dá acesso a belíssimas paisagens, como a Pedra do Altar e a cacheira formada por um dos lagos.

  1. Aparados da Serra

Para quem quer uma opção no sul do Brasil, a Serra Gaúcha pode ser a melhor escolha. Na região de Aparados da Serra (SC), por exemplo, trilhas como a do Vértice (1,4 quilômetro) e a do Cotovelo (6 quilômetros) são de baixa dificuldades e dão acesso a mirantes, cânions e cachoeiras. As duas trilhas podem ser acessadas a partir do município gaúcho de Cambará do Sul.

  1. Cachoeira do Sagui

No extremo sul da capital paulista, em uma zona de mata preservada na região de Parelheiros, está localizada a Fazenda Maravilha. Dentro da propriedade, uma trilha de cerca de meia hora dá acesso à Cachoeira do Sagui.

Se o grupo quiser prolongar a viagem, é possível visitar outras duas cachoeiras: Oásis e Raio de Sol.  No caminho, a possibilidade de avistar plantas e animais característicos da Mata Atlântica. A fazenda abre para visitantes de terça a domingo.

  1. Legado das Águas

Essa reserva privada de Mata Atlântica localizada no interior de São Paulo oferece desde opções de trilhas, como a do Cambuci, com baixo nível de exigência, até travessias de alta dificuldade, como a Travessia Dezembro-Canta Galo, 23Km, que leva dois dias para ser completada. Para quem busca um meio termo, há a opção da Volta Menor, com cerca de oito horas de duração (12km).

O acesso ao Legado das Águas se dá pelo KM-348 da rodovia Régis Bittencourt, em dias pré-determinados, que podem ser consultados no site.

Pronto, agora você tem quatro opções de trilhas para se divertir com seus amigos em meio à natureza. Que tal compartilhar esse texto nas suas redes sociais e convidá-los para viver uma experiência como essa?

Postagens Recentes