Miracatu recebe evento gratuito com atrações que valorizam o Meio Ambiente e cultura do município

 em SALA DE IMPRENSA

1º Simpósio de Meio Ambiente é fruto da parceria entre Legado das Águas e o Departamento Municipal de Educação e terá programação para escolas e comunidade

 

O Legado das Águas, maior reserva de Mata Atlântica do país, em parceria com o Departamento Municipal de Educação de Miracatu, realiza o “1º Simpósio de Meio Ambiente de Miracatu”. O evento, que acontece de 11 a 14 de junho, no Salão da Diretoria de Ensino, é uma oportunidade para alunos e comunidade conhecerem a biodiversidade da Mata Atlântica, curiosidades de espécies animais da floresta atlântica, sustentabilidade, além de atrações musicais.

Natureza revelada

Ainda que Miracatu esteja localizada em uma região com grandes remanescentes da floresta atlântica, poucas pessoas tem a sorte de ver os animais. Por isso, uma das atrações é a Exposição “Floresta Viva”, do fotógrafo Luciano Candisani, da National Geographic, que com imagens de tirar o fôlego, mostra a flora e a fauna registradas na maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil, o Legado das Águas. Com fotografias da anta albina, onça-parda, cachorro-vinagre, aves, macacos e serpentes, as imagens encantam por retratar os animais em seu habitat. A exposição ficará aberta até o dia 27 de junho.

Cultura e Conhecimento

A programação do simpósio conta com palestras que ficarão à cargo de grandes parceiros do Legado das Águas, como o Instituto Butantan (Serpentes da Mata Atlântica), Instituto Manacá (Antas do Vale do Ribeira), representantes do Legado e o Conselho Municipal de Turismo de Miracatu (Comtur), que destacará o potencial turístico do município. Representantes do Legado das Águas ainda levarão conhecimento sobre as características e importância da vegetação do Vale do Ribeira e atividades de ecoturismo em ambiente de Mata Atlântica.

A abertura do evento, no dia 11, contará com Banda Municipal de Miracatu. E logo após a bióloga Mariana Landis, do Instituto Manacá, falará das antas do Vale do Ribeira, contando como é a rotina dos pesquisadores na floresta para estudar o animal, além de falar do comportamento e curiosidades do maior mamífero terrestre do Brasil.

No dia 12 haverá a presença de representantes do Projeto Lucianas, que atende crianças em situação de vulnerabilidade social e econômica, oferecendo aulas de informática, ballet, canto, e outras atividades pedagógicas. Outra participação importante é do apicultor José Maria Galvão, que fará uma palestra sobre a importância das abelhas para o ecossistema.

Ainda no mesmo dia, o representante do Comtur, Adriano Pereira, falará das potencialidades turísticas do município, que atraí muitos turistas todos os anos.

Escolas sustentáveis

Já no 13, as atividades serão embaladas ao som dos músicos do Projeto Guri. E além disso, uma grande atração do dia é a palestra “Escola Lixo Zero (sustentabilidade)”, que ministrada pelo produtor orgânico Itamar Santos, abordará a sensibilização ambiental, sustentabilidade e a redução de desperdícios.

O evento encerra no dia 14 com uma palestra com o pesquisador Giuseppe Puorto falando sobre as serpentes da Mata Atlântica, tanto da importância delas na produção de remédios, como evitar acidentes envolvendo esses animais.

Todas as atrações são gratuitas.

Programação Completa

De 11 a 14 de junho, no Salão da Diretoria de Ensino de Miracatu, localizado na Av. Doná Evarista de C Ferreira – Centro:

Dia 11 – 8h às 10h – Abertura do simpósio – Banda Municipal de Miracatu

Dia 11 – 10h às 11h | 13h às 14h – Palestra “Antas do Vale do Ribeira”, Mariana Landis, do Instituto Manacá

Dia 11 – 15h às 16h – Palestra “Miracatu, riquezas e belezas”, Adriano Pereira, do Comtur

Dia 12 – 8h às 9h | 15h às 16h – Palestra “Miracatu, riquezas e belezas”, Adriano Pereira, do Comtur

Dia 12- 9h às 10h | 13h às 14h – Palestra “A importância das abelhas para o ecossistema”, José Maria Galvão, apicultor de Miracatu

Dia 12 – A partir das 14h – Apresentação Projeto Lucianas

Dia 13 – 8h às 9h | 15h às 16h – Palestra “Miracatu, riquezas e belezas”, Adriano Pereira, do Comtur

Dia 13 – 9h às 10h | 13h às 14h – Palestra “Escola lixo zero (sustentabilidade)”, Itamar Santos, produtor orgânico de Miracatu

Dia 13 – A partir das 14h – Apresentação Projeto Guri

Dia 14 – 10h às 11h | 13h às 14h – Palestra “Serpentes da Mata Atlântica”, Giuseppe Puorto – Instituto Butantan

Sobre o Legado das Águas – Reserva Votorantim

O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, com extensão aproximada à cidade de Curitiba (PR), é um dos ativos ambientais da Votorantim. Localizada na região do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, a área foi adquirida a partir da década de 1940 e conservada desde então pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que manteve sua floresta e rica biodiversidade local com o objetivo de contribuir para a manutenção da bacia hídrica do Rio Juquiá, onde a companhia possui sete usinas hidrelétricas. Em 2012, o Legado das Águas foi transformado em um polo de pesquisas científicas, estudos acadêmicos e desenvolvimento de projetos de valorização da biodiversidade, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.
Hoje, o Legado das Águas é administrado pela empresa Reservas Votorantim, criada para estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável.

Postagens Recentes