O que é e como funciona o desenvolvimento local

 em ARTIGOS

Desenvolvimento local. Você já deve ter ouvido falar muito disso, mas pode ser que, até hoje, tenha dúvida sobre do que exatamente se trata esse conceito e como ele funciona.  Então, vamos ajudar você a entender.

O desenvolvimento econômico local ou simplesmente desenvolvimento local foi um conceito criado por Muhammad Yunus, vencedor do Prêmio Nobel da Paz. A ideia é que, no desenvolvimento local, os atores da região sejam protagonistas na formulação de estratégias, na tomada de decisões e na hora de colocá-las em prática. Ao promover a inclusão social e fortalecer a democracia, também se combate a pobreza.

Yunus também revolucionou o modelo de concessão de microcrédito, uma das mais importantes ferramentas de desenvolvimento local, pois possibilita, com um investimento relativamente pequeno da sociedade, uma revolução na vida das pessoas que o recebem.

Então, de forma geral, podemos dizer que desenvolvimento local envolve pelo menos seis importantes dimensões: a inclusão social, o fortalecimento e a diversificação da economia local, a inovação na gestão pública, a proteção ambiental, o uso racional de recursos naturais e a mobilização social.

Como se trabalha pelo desenvolvimento local?

O processo de melhoria da qualidade de vida das pessoas, claro, não é de curto prazo. Ele precisa ocorrer de forma ampla e continua e isso leva tempo. Existe também o fato de que o conceito e as necessidades de desenvolvimento variam de lugar para lugar, então há como se ter uma metodologia muito rígida ou paradigmas imutáveis.

Do ponto de vista da organização da sociedade, um bom começo é implantar iniciativas, nos territórios ou microrregiões, que possibilitem a participação dos cidadãos, o efetivo controle da sociedade civil sobre a gestão pública e o fortalecimento de grupos sociais antes marginalizados nas esferas de tomada de decisão.

Possibilitar o protagonismo das pessoas e dos grupos minoritários passa necessariamente pelo oferecimento de oportunidades de educação, trabalho, moradia digna e saúde. Tudo isso sem tirar desses grupos o poder de ser protagonistas no processo e fazer suas próprias escolhas.

O papel das redes no desenvolvimento local

Nunca é demais reforçar o papel da mobilização e da organização dos atores sociais da região para o desenvolvimento local.  Por meio das redes constituídas por essas pessoas, é que se articulam os recursos e as competências presentes nas comunidades, assim como ações de solidariedade local.

Por isso, é importante desenvolver ferramentas que possibilitem a comunicação desses atores (desafio muito facilitado atualmente pela tecnologia mais acessível) e a sua reunião em fóruns, grupos de trabalho e outras instâncias mobilizadoras e deliberativas.

Deu para entender agora o que é o desenvolvimento territorial e a sua importância para construir uma sociedade mais justa e humana? Então, que tal seguir a gente nas redes sociais e acompanhar nossas postagens sobre esse e outros assuntos? Estamos no Facebook, no Instagram e no Youtube.

Postagens Recentes