Legado das Águas lança programa para receber escolas públicas e instituições do Vale do Ribeira

 em SALA DE IMPRENSA

Programa Portas Abertas tem como objetivo proporcionar um dia de experiência na Mata Atlântica

Escolas públicas, instituições beneficentes e sem fins lucrativos, associações e conselhos municipais do Vale do Ribeira tem até o dia 30 de abril para se inscrever no Programa Portas Abertas do Legado das Águas. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o relacionamento com a comunidade, apresentando o trabalho realizado pelo Legado nas frentes de Ecoturismo, Educação Ambiental, produção de espécies nativas no Viveiro de Plantas e conservação com Pesquisa Científica. Para conhecer o local, os selecionados vivenciarão, gratuitamente, os principais atrativos turísticos da maior reserva privada de Mata Atlântica do país.

“Queremos proporcionar essa aproximação entre a Reserva e a comunidade. Entendemos que, para que haja desenvolvimento da região onde o Legado das Águas está inserido, o entorno precisa conhecer o que fazemos. Queremos mostrar o potencial que a Reserva tem a oferecer para todo o Vale do Ribeira, mostrar o nosso valor e compartilhá-lo com quem faz parte dele”, destacou Daniela Gerdenits, consultora de Responsabilidade Social do Legado as Águas.

O Portas Abertas é voltado, principalmente, para os municípios onde o Legado das Águas está inserido, como Juquiá, Miracatu e Tapiraí, mas também para outras cidades no Vale do Ribeira. Conforme Daniela, poderão participar instituições como: escolas públicas municipais e estaduais da região, associações e cooperativas, instituições beneficentes e sem fins lucrativos (abrigos, lar de idosos, orfanatos, Cras, Caps etc) e conselhos municipais , como de Turismo, Meio Ambiente, Educação e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, por exemplo.

As inscrições podem ser feitas pela internet, na página oficial do Legado das Águas (https://legadodasaguas.com.br/portasabertas/) até o dia 30 de abril. Os inscritos passarão por critério de seleção e uma ordem prioritária, também citadas na página. Em caso de empate, será considerada a data de inscrição o para desempate. “Todos os critérios de seleção são públicos e podem ser acessados no portal. O processo seletivo será realizado entre os dias 4 e 13 de maio deste ano e a divulgação das instituições contempladas ocorrerá em 20 de maio. Depois disso, entraremos em contato para a confirmação de dados dos selecionados”, completou Daniela.

Visitas

Serão selecionadas seis instituições, que deverão participar das visitas pré-agendadas entre o dia 30 de junho e 8 de dezembro deste ano. No roteiro, estão previstas atividades como café da manhã, apresentação do Legado, visita ao Viveiro de Plantas Nativas e Orquidário, trilha do Cambuci, almoço, trilha da Figueira e Jardim Sensorial. As visitas contarão com guia do Legado das Águas.

“É importante frisar que, diante do novo coronavírus, essas datas foram pensadas na expectativa de retomada da normalidade. As visitas deverão ocorrer obedecendo todas as normas previstas pelos órgãos competentes para garantir a segurança e a saúde dos visitantes e também da nossa equipe. Esta, aliás, será uma grande oportunidade de se reconectar com a natureza e ter um momento de lazer depois de semanas de isolamento social e ansiedades vividos por todos”, completou Daniela.

Para mais informações ou dúvidas, as instituições interessadas podem entrar em contato pelo e-mail portasabertas@legadodasaguas.com.br.

Sobre o Legado das Águas – Reserva Votorantim

O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, com extensão aproximada à cidade de Curitiba (PR), é um dos ativos ambientais da Votorantim. Localizada na região do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, a área foi adquirida a partir da década de 1940 e conservada desde então pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que manteve sua floresta e rica biodiversidade local com o objetivo de contribuir para a manutenção da bacia hídrica do Rio Juquiá, onde a companhia possui sete usinas hidrelétricas.
Em 2012, o Legado das Águas foi transformado em um polo de pesquisas científicas, estudos acadêmicos e desenvolvimento de projetos de valorização da biodiversidade, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.
Hoje, o Legado das Águas é administrado pela empresa Reservas Votorantim, criada para estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável.

Informações à Imprensa

Performa Comunicação

Laila Rebecca | laila.rebecca@performa.com.br | 12 99679 8331 | 12 3939 2699

Postagens Recomendadas