Ecoturismo noturno: prática é destaque entre os amantes da natureza

 em ARTIGOS

O ecoturismo é um segmento específico para quem busca realizar atividades de forma sustentável em patrimônios naturais e/ou culturais, nos quais é possível se aventurar por percursos inusitados e relaxar em meio a paisagens surpreendentes.  É um nicho que só cresce. Se antes era mais comum durante o dia, agora as aventuras noturnas começam a ganhar notoriedade.

A prática envolve atividades comuns ao universo do ecoturista, como trilhas, trekking, observação de astros e canoagem, mas com uma pitada extra de aventura, com a noite como cenário. Além da oportunidade de imergir por uma floresta no pôr do sol, a noite proporciona experiências diferentes para os participantes, como a possibilidade de observar um céu estrelado – raridade nos grandes centros.

Para a Coordenadora do Legado das Águas, Salete Vicentini, as atividades aguçam os sentidos pouco explorados. “Estamos muito acostumados com as luzes artificiais, tudo muito claro, e já não mais contemplamos e nem ouvimos a natureza. O nosso céu é lindo e a floresta também tem seus sons, alguns audíveis apenas a noite”, explica.

Outra grande vantagem da atividade noturna é a possibilidade de observar os hábitos noturnos da fauna. “Apesar da maioria das espécies da fauna da Mata Atlântica ser arredia, ainda assim, à noite é comum o aparecimento de espécies como onça parda (Puma concolor), jaguatirica (Leopardu pardalis), anta (Tapirus terrestres), cachorro do mato (Cerdocyon thous), além de aranhas, insetos e anfíbios”.

Ecoturismo noturno no Legado das Águas

Apesar da procura, William Mendes, Gestor de Uso Público, Ecoturismo e Esportes afirma que não é fácil encontrar espaços com estrutura adequada. “É muito difícil encontrar um local, principalmente em São Paulo, que apresente uma equipe qualificada para o atendimento e que respeite as normas de segurança e o meio ambiente”.

O profissional, que trabalha no segmento há dez anos, é, atualmente, um dos responsáveis pelas atividades de ecoturismo do Legado da Águas, a maior reserva privada de Mata Atlântica do país. Ele explica que o território é um dos poucos, perto de São Paulo, que oferece atividades de ecoturismo noturno. Recentemente, o Legado adicionou as atividades Canoagem Noturna e Astro Experience na programação. “A partir do momento que começamos a adicionar atividades noturnas na Reserva, a resposta foi imediata e a satisfação foi 100% alcançada”, destacou.

A Canoagem Noturna é uma atividade que tem a proposta de reconectar o visitante à natureza, em um percurso de 9 km de caiaque pelo rio Juquiá sob a luz do luar. Já o Astro Experience é uma atividade que foi idealizada em parceria com o GPEC (Grupo de Pesquisas e Ensino de Ciências) da Unicamp. Contempla, ainda, a palestra “O Universo que nos envolve”, em que são abordadas questões sobre o universo e a origem da vida e, posterior observação de planetas, berços estelares e outras galáxias, com equipamento de ponta.

Dicas para praticar ecoturismo noturno

Para quem deseja encarar atividades mais aventureiras é fundamental seguir algumas normas e dicas de segurança. A seguir, veja alguns conselhos do especialista:

– Fazer um check-list detalhado antes da saída;
– Vestimenta adequada ao local visitado, inclusive por conta de bruscas quedas de temperatura;
– Kit de primeiros-socorros completo, com localizadores noturnos;
– GPS e localizadores via satélite, como o Spot;
– Em áreas remotas, estar sempre acompanhado de alguém com cursos de primeiros socorros.

Se interessou? O Legado das Águas pode oferecer momentos únicos com segurança, respeito à natureza e muita diversão!

Acesse nosso site e confira a programação: https://legadodasaguas.com.br

 

Postagens Recomendadas