Ecoturismo no Legado das Águas é case em seminário nacional de turismo e empreendedorismo sustentável

 em SALA DE IMPRENSA

Evento é uma iniciativa do Cine.Ema e visa compartilhar experiências que conectam pessoas e transformam comunidades em diferentes territórios brasileiros

Com as suas atividades de ecoturismo cada vez mais consolidadas, o Legado das Águas – maior reserva privada de Mata Atlântica do país – vem se configurando como um modelo viável no médio prazo. Por esse motivo, a Reserva é uma das convidadas para o painel Turismo Sustentável no seminário “Conexão comunidade, cultura e sustentabilidade”, promovido pelo Cine.Ema, referência nacional em educação ambiental. O evento acontece no dia 20 de setembro, às 14h, no Auditório da Reserva Ambiental Águia Branca, em Vargem Alta (ES). 

Com a reflexão: “qual o papel das fundações, comunidades, empresas, institutos e do poder público no relacionamento das comunidades com a sustentabilidade na geração de valores e de consciência ambiental?”, o seminário, dividido em dois eixos (turismo e empreendedorismo sustentável), é gratuito e contará com a apresentação de cases e experiências que conectam pessoas e transformam comunidades em diferentes territórios brasileiros. 

No eixo “Turismo Sustentável”, haverá debate sobre as várias formas de causar efeito local e nacional por meio do turismo com bases sustentáveis e comunitárias. Participam desse painel Thaís Guedes (Fundação Toyota do Brasil), Frineia Rezende (Legado das Águas – Reservas Votorantim), Lígia Bettero (Crearte) e o mediador Felipe Ramaldes (The Nature Guide). 

Já em “Empreendedorismo Sustentável”, o evento apresenta intenções, movimentos institucionais, empresariais e comunitários que estimulam e promovem o empreendedorismo sustentável. Participam do painel Andrea Peçanha (Instituto Ipê), Isabela Breder (Cajuera), Emanuelle Righetti (Papel Recriado Design), Emerson Miranda (Sítio Rancho Fundo) e o mediador Bruno Navarro (Núcleo Camaleão).

No momento final do seminário, haverá roda de conversa e apresentação de iniciativas da própria comunidade e interessados locais que queiram apresentar suas ações e contribuir para a reflexão.

Atuação social e ecoturismo – O Legado das Águas tem aprimorado, desde sua criação em 2012, a geração de valor compartilhado com um portfólio de produtos e serviços que tem como base a floresta em pé. Como exemplo, o ecoturismo: a Reserva não apenas criou um leque de opções de atividades dentro do seu território, mas incluiu as comunidades por meio de programas de apoio à gestão pública, tendo como parceiros as prefeituras, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Instituto Votorantim. Com uma ampla atuação social, o objetivo é fortalecer o Vale do Ribeira, no estado de São Paulo, onde o Legado está inserido, como destino nacional de ecoturismo.

Frineia Rezende, gerente executiva da Reservas Votorantim, explica que a Mata Atlântica é o bioma mais megadiverso do mundo e com muitas possibilidades de arranjos econômicos que garantem a promoção da sociobiodiversidade. Segundo ela, “transformá-la em produtos que tragam benefícios econômicos para empresas e sociedade é uma receita que precisa ser moldada continuamente para garantir o equilíbrio. O Legado das Águas tem tido êxito em muitas das suas iniciativas, e o convite do Cine.Ema é uma oportunidade riquíssima para compartilharmos nossa experiência, tanto os resultados positivos quantos os percalços, contribuir com conhecimento, além de absorver novas informações”, comenta. 

Frineia também explica que para um destino ser considerado ecoturístico, é preciso que promova um contato direto com a natureza, porém evitando ao máximo qualquer impacto negativo e, ao mesmo tempo, preservando as culturas e comunidades locais, com geração de valor compartilhado. “O desafio é grande no Brasil, principalmente em áreas públicas. As atividades em áreas privadas vêm ganhando um maior espectro de atuação, enquanto enfrentam o desafio de se manterem sustentáveis, também do ponto de vista econômico, e o modelo de gestão do Legado das Águas no quesito ecoturismo tem se mostrado viável no médio prazo”, finaliza. 

Sobre o Cine.Ema

O Cine.Ema é um projeto cultural nacional e multiplataforma de educação ambiental cujo objetivo é gerar consciência através do cinema, com difusão e premiação de obras audiovisuais que reflitam sobre memória, paisagens, realidades e desafios do meio ambiente de forma sensível e criativa. Inspirado na Pedra da Ema, ícone paisagístico e natural de Burarama e no significado universal da Ema (mãe natureza), a Mostra Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo foi realizada pela primeira vez em 2015. O Cine.Ema integra a rede de realizadores de festivais ambientais do Brasil e é o único festival de cinema anual com esse recorte temático realizado no Espírito Santo.

Serviço

Seminário “Conexão comunidade, cultura e sustentabilidade”

Data: 20 de setembro, às 14h

Local: Reserva Ambiental Águia Branca, Vargem Alta. Rodovia ES 164, Km 303, próximo ao Hotel Monte Verde Golf & Resort. Entrada gratuita

A programação é gratuita e a inscrição pode ser feita no endereço eletrônico http://twixar.me/47K1

O projeto é uma realização da Caju Produções e do Ministério da Cidadania, com o patrocínio do Grupo Águia Branca.

Sobre o Legado das Águas – Reserva Votorantim

O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, com extensão aproximada à cidade de Curitiba (PR), é um dos ativos ambientais da Votorantim. Localizada na região do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, a área foi adquirida a partir da década de 1940 e conservada desde então pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que manteve sua floresta e rica biodiversidade local com o objetivo de contribuir para a manutenção da bacia hídrica do Rio Juquiá, onde a companhia possui sete usinas hidrelétricas.
Em 2012, o Legado das Águas foi transformado em um polo de pesquisas científicas, estudos acadêmicos e desenvolvimento de projetos de valorização da biodiversidade, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.
Hoje, o Legado das Águas é administrado pela empresa Reservas Votorantim, criada para estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável.

Informações à Imprensa 

Performa Comunicação 

Laila Rebecca | laila.rebecca@performa.com.br | 12 99679 8331 | 12 3939 2699

Postagens Recomendadas
×