Ecoturismo: conheça as vantagens deste segmento em crescimento

 em ARTIGOS

Quem vive na correria de uma cidade grande sabe da importância de tirar uns dias de folga para descansar perto da natureza. Por isso, o segmento turístico com crescimento no mundo nos últimos anos, o ecoturismo, vem ganhando também cada vez mais visibilidade no Brasil. Assim, novos destinos vão entrando nas rotas de viagens, e mostrando que nem só de praia e verão vive o brasileiro.

A proposta do turismo ecológico é de uma convivência harmoniosa entre ser humano e meio ambiente, garantindo que os recursos financeiros sejam revertidos à conservação, além de criar mais consciência ambiental para os envolvidos. Todos os benefícios também são estendidos aos turistas que, em sua maior parte, procuram esses locais pela paz e tranquilidade, com o mínimo de interferência humana.

Ecoturismo: trilhas ajudam na consciência ambiental

A ascensão da busca por trilhas – conhecidas como trekking – da Mata Atlântica, na região Sudeste, tem abocanhado grande parte do 7,5% de crescimento do turismo no Brasil ao ano, de acordo com dados do Ministério do Turismo. Por serem uma opção mais em conta e garantirem um contato muito próximo com a natureza, as trilhas atraem públicos de várias idades e, inclusive, tem chamado a atenção das famílias.

“As crianças e famílias poderem vivenciar esse outro lado, o da natureza, compreender a importância das florestas e rios, é fundamental para o desenvolvimento das relações. É uma oportunidade de perceber a vida de uma outra forma”, explica Mikchely.

Assim, esse tipo de envolvimento entre os pais e filhos com o meio ambiente também traz benefícios a longo prazo, na conscientização das próximas gerações. “Esse contato coloca, de fato, as crianças onde elas precisam estar como seres humanos, se reconhecendo como parte da natureza.  O ecoturismo rompe com uma lógica de consumo para uma lógica de criatividade, que cria uma conexão de responsabilidade”, completa a especialista.

Ecoturismo: onde praticar?

Para encontrar um bom destino de turismo ecológico no Brasil não é preciso ir muito longe. Muitos deles estão mais perto do que você imagina. Em São Paulo, por exemplo, o Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, está a 120 km da capital, no Vale do Ribeira, com um leque variado de atividades.

É possível conhecer toda a estrutura da reserva em apenas um dia, com o Legado Experience, que dá direito a trilha suspensa, visita ao viveiro de plantas e passeio de barco. Uma experiência única para quem quer contato direto com a natureza. Que conhecer? Acesse!

 

Postagens Recentes