Como se manter conectado com a natureza em tempos de isolamento social?

 em ARTIGOS

Há pouco mais de um mês, o isolamento social passou a fazer parte da vida dos brasileiros por causa da pandemia do novo coronavírus. Se por um lado, ficar em casa é um ato de amor e cuidado consigo e com aqueles que estão a sua volta, por outro, pode ser um momento de pressão psicológica e estresse. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as incertezas provocadas pelo covid-19 podem prejudicar a saúde mental da população. Sendo assim, o órgão fez um guia com cuidados que as pessoas devem ter durante esse período, como evitar o consumo de álcool e cigarro para controlar a ansiedade e equilibrar as emoções. 

Além das dicas da OMS, outras ações também auxiliam no relaxamento do corpo e da mente. Estar conectado com a natureza é um exemplo. Veja como manter essa conexão sem sair do seu lar:

 

Observe os detalhes que te cercam

Com a correria do dia a dia é normal não repararmos em detalhes que estão presentes em nosso cotidiano. Desta forma, o período de isolamento social é uma oportunidade de observação daquilo que nos cerca. Qual a cor do céu? Quantas árvores você consegue enxergar? Há pássaros voando por perto? Faça perguntas como estas e perceba quanta natureza há ao seu redor.

 

Tente coisas novas 

Já que você não pode passear pelos parques, traga o verde das ruas para a sua casa. Plantas são vidas e alegram os ambientes. Cuidar delas, fazendo o plantio e a poda, por exemplo, mantém a mente ocupada e pode ser um bom uso do tempo livre. Outra possibilidade é a criação de uma horta, em pequenos espaços como um vaso, você pode cultivar seus temperos preferidos. 

 

Relaxe ao som da natureza

Para manter a mente saudável é preciso fazer dos exercícios físicos um hábito. O ideal é movimentar-se em lugares arejados. Quintais e varandas são boas opções. 

Se você for adepto da meditação, por exemplo, ouça os sons da natureza durante a prática. Para muitas pessoas eles funcionam como calmante. Barulho de chuva, ventos e ondas do mar ajudam a relaxar e a desacelerar. 

Caso você esteja com insônia, ouvir algum desses sons também pode facilitar seu sono e ainda fará você sentir a proximidade da natureza.  

 

Brincadeiras e aprendizados 

Assim como os adultos, as crianças também ficam entediadas em tempos de isolamento. Propor novas atividades, unindo a brincadeira com o aprendizado, é uma forma de mantê-las entretidas. E a natureza pode ser sua aliada. Que tal passar a tarde colorindo com os pequenos? Nesse link você pode baixar desenhos relacionados à Mata Atlântica. Assim, enquanto pinta com as crianças, pode ensiná-las sobre o tema, como a importância de conservar a fauna e a flora do bioma. 

 

Reciclagem

Outra maneira de continuar conectado com a natureza é reciclar. Além de contribuir com a conservação do meio ambiente, você pode reutilizar os materiais, como vidros e plásticos ou dar outra serventia para eles. Por exemplo, com garrafas pets você pode fazer brinquedos para as crianças, assim como usar papelão para criar jogos de tabuleiro. Legal, né?

 

Animais de estimação

Se você tem um animal de estimação, sabe que manter contato com os bichinhos também é uma forma de tranquilizar a mente. Aproveite essa quarentena para ensinar truques a eles ou estimulá-los com algumas brincadeiras. 

 

Curtiu as dicas? Então, continue ligado em nossas redes e em nosso blog. Temos conteúdos especiais para você se sentir pertinho da natureza em tempos de isolamento social. 

 

* Thayná Agnelli é jornalista formada pela FAPCOM, tem experiência em gestão de redes sociais e é responsável pela criação de conteúdo para o Legado das Águas.

 

 

Postagens Recomendadas