Como o turismo ecológico ajuda a conservar a natureza

 em ARTIGOS

Para quem vive nas cidades grandes, dar um tempo da rotina urbana e entrar em contato com a natureza é uma ótima forma de revigorar as energias. Mas além de proporcionar descanso, o turismo ecológico também pode colaborar com a conservação do meio ambiente.

Também conhecido como ecoturismo, a prática é capaz de estreitar os laços do homem com a natureza, desde que seja realizada de acordo com alguns critérios. É fundamental que as empresas que promovem o ecoturismo se comprometam a tomar medidas para que sua atuação não desrespeite as comunidades locais, as condições naturais e nem danifique a natureza.

Outra preocupação é fazer do ecoturismo uma atividade sustentável, do ponto de vista econômico, ambiental e social, buscando sempre manter um equilíbrio entre o meio ambiente, a geração de lucros e o bem-estar da população local. A consciência ambiental deve ser estimulada por meio de atividades educativas de interação.

Crescimento

Dados do Organização Mundial do Turismo apontam que o ecoturismo é atualmente um segmento em plena expansão, sendo o que mais cresce no Brasil. Entre as formas de ecoturismo mais comuns estão práticas de observação das espécies, como o projeto de educação ambiental Tamar, reconhecido pelo trabalho de preservação das tartarugas marinhas e das belezas naturais da praia do Forte, na Bahia.

Outro exemplo desse tipo de turismo são as atividades, os esportes e os exercícios que colocam o turista em contato direto com a natureza, como cavalgada, voo livre, canoagem e rapel.

Enquanto traz inúmeros benefícios de qualidade de vida e educação ambiental para os adeptos da prática, o ecoturismo também estimula a conservação, gerando receitas por meio do próprio turismo que podem ser investidas na preservação da área.

Além disso, gera emprego e renda para as comunidades que vivem nas áreas preservadas ou no campo. Já os turistas têm a chance de despertar um senso ecológico, que permite com que ele se conecte e passe a valorizar mais os recursos hídricos, da flora e da fauna.

Quem sabe, no seu próximo período livre, você não se inspira em conhecer algum destino dentro do roteiro de turismo ecológico? Além de aproveitar o descanso em um local perto da natureza, fazendo ecoturismo você ainda ajuda a desenvolver as comunidades locais e a preservar o planeta.

Uma das boas opções para quem mora no estado de São Paulo é o Legado das Águas, a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil. Você pode conferir as atividades e a programação do Legado no site da iniciativa.

No texto acima, explicamos a você de que modo o turismo ecológico pode contribuir com a preservação da natureza. Se você gostou desse conteúdo e deseja saber mais sobre assuntos como esse, curta nosso perfil nas redes sociais e acompanhe as notícias do Legado das Águas.

Postagens Recentes