A melhoria da educação é responsabilidade de todos

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Na semana passada, em 28 de abril, comemorou-se o Dia Internacional da Educação, dia escolhido para selar o compromisso dos países signatários da Declaração de Dakar – Educação para Todos (2000), de levar a educação básica a todas as crianças e jovens. Após 20 anos da implementação da data, durante o Fórum Mundial de Educação, em Senegal, esse ainda é um grande desafio, incluindo no Brasil. 

O tema é tão relevante que a ONU o define como um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS possuem metas e indicadores para que todos os países atuem no espírito de uma parceria global, que orienta as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro. Um deles, de número 4, prevê assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade; e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Objetivos que podem ser abarcados por todos os setores da sociedade em suas áreas de atuação.

Parcerias entre a iniciativa privada, governo e comunidade surgem como oportunidades para aprimorar o diálogo e oferecer soluções. Como parte desse exercício, as iniciativas sociais têm um importante papel. Exemplo disso, é o Programa Parceria Pela Valorização da Educação (PVE), uma iniciativa do Instituto Votorantim em conjunto com as empresas investidas e parceiras da Votorantim, comprometidas com a melhoria da educação pública a partir da qualificação de práticas de gestão e de mobilização social de comunidades.

Somente em 2019, o PVE esteve presente em 101 municípios, impactando 547.949 alunos, 21.454 pessoas mobilizadas e 9 empresas envolvidas. Uma delas é o Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, que em 2020 cela o 5º ano de parceria com a cidade de Juquiá, localizada no Vale do Ribeira, em São Paulo. Somente no ano passado, considerando a atuação do Legado, foram beneficiados, indiretamente, 2.121 alunos da rede municipal de ensino.

“Indiretamente”, porque as ações ultrapassam os muros das escolas. A comunidade se envolve, os pais participam, o poder público integra e os alunos se abrem para a parceria. A educação, então, é construída coletivamente. É com essa união que as transformações se viabilizam, os frutos disso se distribuem e os desafios começam a ser menores.

Além do PVE, o Legado das Águas realiza outras ações de educação ambiental. Em Miracatu e Tapiraí, no Vale do Ribeira, a Reserva leva o conhecimento para as comunidades em prol da conservação da Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados do planeta. Nos quase oito anos de existência do Legado, foram cerca de 15 mil pessoas impactadas pelas ações, sobretudo crianças e adolescentes. E o trabalho continua. 

No prisma de desafios enfrentados para melhorar a educação no país, cabe a toda sociedade – população, comunidade escolar, iniciativa privada, poder público – abraçar a causa, em busca de um modelo que possibilite crianças e jovens se tornarem protagonistas de suas histórias. Portanto, nesse contexto, é inevitável o convite que o dia 28 de abril, Dia Internacional da Educação suscita: qual tem sido a sua contribuição para a melhoria da educação?

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