In ARTIGOS

As alterações no clima provocadas por fatores naturais e humanos estão no centro das discussões internacionais. A necessidade de evitar um aumento elevado da temperatura média da terra e os efeitos que viriam se esse quadro se tornar realidade são motivo de preocupação para governos, empresas e sociedade. Por isso, conhecer melhor quem faz as pesquisas em mudanças climáticas é garantir uma fonte segura de informação qualificada sobre o tema.

A referência global sobre esse tema é o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que funciona no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU) e tem a função de sintetizar o conhecimento científico mais avançado sobre esse tema. Isso significa que o IPCC em si não faz pesquisas, mas divulga os estudos conduzidos por renomados cientistas do mundo inteiro e assessora as Nações Unidas na busca de maneiras para combater o problema.

O trabalho do IPCC em favor do conhecimento científico e da divulgação dos riscos trazidos pelas mudanças climáticas fez com que a iniciativa fosse agraciada com o Prêmio Nobel da Paz em 2007.

Referências brasileiras

O Brasil também tem dado sua contribuição para as pesquisas de alto nível em mudanças climáticas e conta com pesquisadores reconhecidos mundialmente como autoridades na área.

Redes como o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-MC), formado pela cooperação de 90 grupos de pesquisa de 108 instituições e universidades brasileiras, além de 18 estrangeiras, estão ajudando a entender como as mudanças climáticas se refletem em países tropicais, como o Brasil, e a desenvolver tecnologia para prevenir e mitigar os impactos causados por elas.

As informações geradas pelos grupos de pesquisa ligados ao INCT servem também como fonte de informação para a formulação de políticas sobre o impacto das mudanças climáticas, a vulnerabilidade e as medidas de adaptação.

Agora que você conhece duas maiores referências sobre pesquisa em mudanças climáticas, que tal compartilhar esse texto em suas redes sociais e compartilhar conhecimento com seus amigos? Afinal, a luta contra as mudanças climáticas precisa ser um trabalho em equipe!

Digite algum termo e pressione enter para pesquisar

X