In ARTIGOS

Como posso colaborar com o desenvolvimento territorial do local onde vivo? A pergunta é comum a muitas pessoas que acreditam na importância de desenvolver as localidades e querem fazer parte deste movimento.

A boa notícia é que esse é um tema em que as escolhas e ações individuais e da sociedade civil têm um grande peso no resultado final. Por isso, vamos mostrar quatro maneiras como cada um pode colaborar para o crescimento sustentável do seu território.

1) Compre localmente

Essa talvez seja uma das maneiras mais importantes de contribuir com o desenvolvimento local. Toda vez que escolhe um fornecedor local em detrimento de uma grande rede ou outras opções distantes da sua vizinhança, você está fazendo com o dinheiro circule e crie riqueza localmente, produzindo impacto social positivo.

Ao comprar localmente você também está diminuindo os impactos do transporte de mercadorias, como emissões de CO2 e aumento dos resíduos proporcionado pelas embalagens necessárias para acondicionar os produtos para grandes deslocamentos.

2) Contrate na vizinhança

Se você tem uma empresa no bairro ou precisa de serviços para a sua casa, não pense duas vezes: contrate seus vizinhos. Garantir empregos para os moradores da região é uma das melhores maneiras de produzir impacto social positivo. Com o dinheiro circulando, as condições melhoram na vizinhança e as pessoas passam a desfrutar de melhor qualidade de vida, eliminando a necessidade de percorrer grandes distâncias para ir ao trabalho.

Se o seu negócio precisa de mão de obra muito especializada, pense no médio prazo. Procure saber se há escolas de ensino técnico que podem oferecer formação na área em que você necessita e apoie a implantação dos cursos.

3) Aposte na economia circular

Aprofunde os vínculos econômicos com sua vizinhança. Procure encontrar sinergias entre a sua atuação profissional e a deles. Vocês podem acabar construindo um sistema complementar baseado em trocas, prestação de serviços e reaproveitamento, o que é resíduo para um pode ser a matéria-prima do outro. Isso significa, muitas vezes, tirar o dinheiro do processo.

Esse sistema de trocas, com reaproveitamento de material e complementaridade de serviços, é chamado de economia circular  e é uma das grandes tendências da sustentabilidade para o século XXI.

4) Invista na cidadania

Para uma vizinhança ser saudável, é fundamental que todos tenham seus direitos básicos de cidadãos atendidos. Se você notar que um grupo de vizinhos está tendo dificuldade de acesso a esses direitos, ofereça ajuda. Hoje, com os recursos proporcionados pela internet, qualquer pessoa pode solicitar o apoio do poder público para resolver esse tipo de problema

E agora, já se sente pronto para colaborar com o desenvolvimento territorial de seu bairro ou cidade? Conte para a gente, nos comentários desse post, como pretende fazer isso.

Digite algum termo e pressione enter para pesquisar

X