Sobre o projeto

A diversidade da fauna e da flora no Legado das Águas desperta o interesse de pesquisadores renomados, que contribuem para a construção do plano estratégico de gestão, que considera a proteção das espécimes e perpetuação do bioma.

Atualmente, dois projetos de pesquisa em fauna estão em andamento, em parceria com organizações reconhecidas na área de preservação: O Instituto Pró-Carnívoros, que em 2014 iniciou um trabalho para obtenção de informações sobre onças-pintadas e onças-pardas na região. A identificação desses animais no local indica que a área protegida apresenta boa qualidade ambiental.

Até o presente momento foi identificada a presença de onças-pardas e estamos em busca da onça-pintada com uma grande perspectiva de encontrá-la.

A Associação Pró-Muriqui estuda o muriqui-do-sul, maior primata das Américas e espécie endêmica da Mata Atlântica em perigo de extinção. Os primatas também denotam o estado de preservação da reserva e são dispersores de sementes de espécies de mata em estágio avançado.

O projeto de pesquisa com os primatas já obteve importantes registros da espécie dentro da Reserva Votorantim e na região no entorno.