In ARTIGOS

Remar é um dos esportes mais completos que existem, além de ser uma atividade relaxante, que nos aproxima da natureza e nos leva a respirar ar puro. Nesse texto, vamos explicar os muitos benefícios da canoagem e indicar alguns dos melhores lugares para praticá-la no Brasil.

Os ganhos de remar se fazem sentir não apenas no corpo, mas também no espírito. Vamos conferir os principais deles.

Menos gordura, mais músculo e melhor postura

A força necessária para as remadas faz com que o corpo gaste muita energia, especialmente a partir de uma determinada intensidade. Isso significa queimar calorias, inclusive as do abdômen.

Ao mesmo tempo, trabalha-se a musculatura dos braços e do tronco e melhora-se o condicionamento físico em geral.

Tudo isso é feito com a postura adequada: coluna ereta e tronco equilibrado. A prática constante, naturalmente, melhora a maneira como nos sentamos ou caminhamos.

Mais capacidade de trabalho em grupo e disposição

Em algumas de suas modalidades, a canoagem é praticada em equipe. Isso significa desenvolver, além do condicionamento físico, a capacidade de trabalhar em grupo. E esse é um aprendizado para o esporte e para a vida.

Todos esses benefícios juntos proporcionam qualidade de vida e mais disposição, fruto do bem-estar resultante do exercício físico, do contato com a água e com o ar puro.

Onde praticar canoagem no Brasil

Não faltam, em nosso país, lugares adequados à prática da canoagem, tanto nas proximidades de grandes centros como mais no interior.

Um dos melhores espaços para a canoagem, atualmente, é o Legado das Águas, em São Paulo. Nele, ao menos uma vez por mês, as águas da represa do Porto Raso são franqueadas aos caiaques duplos modelo “sit on top”, acessíveis até para quem nunca praticou a modalidade antes.

Outros pontos famosos por atraírem os remadores veteranos e iniciantes são Itacaré e Morro de São Paulo, na Bahia; Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte; e no Parque das Laranjeiras, em Três Coroas, no Rio Grande do Sul.

Entre as capitais, o Rio de Janeiro é o mais famoso dos cenários, com remadores percorrendo a Lagoa Rodrigo de Freitas e praias, como as de Botafogo e da Urca, mas a canoagem se faz presente também em São Paulo, Porto Alegre e Brasília, entre outras.

Com tantos benefícios e possibilidades, a canoagem é uma opção que você precisa levar em conta. Que tal começar compartilhando esse texto nas suas redes sociais e convidar seus amigos para se juntar a você nesse esporte cheio de saúde e bem-estar.

Digite algum termo e pressione enter para pesquisar

X