Quatro trilhas para fazer turismo sustentável

 em ARTIGOS

Matas, cachoeiras, serras, montanhas, nascentes, vales. A prática de trilhas ecológicas é uma experiência que alia a atividade física à descoberta, integração e contato direto com a natureza.

Com graus de dificuldade variados, as trilhas podem encantar aqueles que se aventuram pelos caminhos floresta adentro, sejam eles mais planos ou íngremes, de acordo com as condições naturais da região. As paisagens, de tirar o fôlego, fazem com que o esforço compense cada passo da caminhada.

No Brasil, não faltam opções de trilhas ecológicas para quem deseja viver essa aventura sem gerar impactos para o meio ambiente. Conheça algumas delas!

Legado Experience

Não muito distante da capital paulista (SP), é possível participar da Legado Experience, uma vivência de um dia inteiro de turismo ecológico na maior reserva privada de mata atlântica do país, o Legado das Águas.

Além da Trilha do Cambuci, o programa oferece, ainda, visita ao viveiro de mudas e um passeio de barco pelas águas do Rio Juquiá.

Chapada dos Veadeiros

Visitantes do Brasil e de outras partes do mundo vão até Goiás (GO) para ver de perto a fauna, a flora, as cavernas, cânions, cachoeiras e outras riquezas da Chapada dos Veadeiros.

Durante o ano inteiro, as belezas naturais do local atraem pessoas interessadas nas suas várias trilhas, como as que levam ao Vale da Lua, ao Cânion 2 e às cachoeiras do Rio Preto, dos Cristais e a dos Cariocas.

 

Vale do Pati

O título de “lugar mais bonito para trekking no Brasil” não é por acaso. Localizado no Parque Nacional da Chapada da Diamantina, na Bahia (BA), o Vale do Pati oferece diversas belezas naturais que encantam os amantes de aventuras, em plena natureza.

Mas o passeio não é para iniciantes: as caminhadas têm um grau de dificuldade que varia do médio ao difícil, podendo durar entre 3 e 6 dias. Ao relevo privilegiado da área, além da flora e fauna, se somam as cachoeiras.

Monte Roraima

A tríplice fronteira entre o Brasil, a Venezuela e a Guiana Inglesa guarda um tesouro natural. Naquele ponto, um dos mais altos do Brasil (cerca de 2.875 m de altitude), está o Monte Roraima (RR).

A área, de aproximadamente 40 km², oferece um visual deslumbrante. Para desfrutar de toda essa beleza, sob o clima quente e úmido da região, é preciso ter fôlego: as trilhas exigem um ótimo preparo físico dos aventureiros.

As caminhadas podem durar de seis a oito dias e começam na trilha localizada no território da Venezuela, já que paredões isolam a entrada pelos outros dois países.

Se você já fez uma trilha ecológica, conhece a sensação de recompensa ao chegar ao final e de poder contemplar a vista do local, ao longo de todo o caminho. Mas, se ainda não vivenciou esta aventura, aqui estão quatro bons motivos para você explorar a prática, em diferentes partes do Brasil.

Compartilhe nos comentários suas experiências, impressões e expectativas sobre as trilhas ecológicas que já fez e as que sonha em fazer!

 

Postagens Recentes