Conheça três roteiros para praticar cicloturismo no Brasil

 em ARTIGOS

Explorar novas paisagens e, ao mesmo tempo, se aventurar sobre as duas rodas de uma bicicleta é uma experiência única. Não por acaso, os apaixonados por viagens, natureza e bike elegeram o cicloturismo como atividade predileta.

Além de um roteiro bem planejado e uma magrela para pedalar, a prática exige muita sede de liberdade, de contato com a natureza e o bom e velho espírito de aventura.

O cicloturismo no Brasil vem ganhando cada vez mais adeptos e esse crescimento tem ajudado a melhorar a estrutura oferecida aos praticantes. Há diversos locais que oferecem roteiros, com maior ou menor grau de dificuldade.

Selecionamos alguns para apresentar a você!

  1. Legado das águas (SP)

Imagine poder pedalar enquanto desfruta das riquezas da floresta, em plena Mata Atlântica. No Legado das Águas, o cicloturismo dá a chance de você conhecer e se encantar com um cenário incrível.

De cima da uma bicicleta, você vai contemplar a paisagem e as riquezas que a floresta abriga, além poderá observar diversas espécies locais da flora e da fauna.

A dificuldade do percurso é classificada como de nível médio/intermediário. Isso porque há uma altimetria elevada, que faz com que o roteiro, de mais ou menos 3h30, seja indicado para quem já tem prática e busca superação.

  1. Cunha – Paraty (SP e RJ)

Os iniciantes da modalidade podem arriscar esse trajeto desde que tomem os devidos cuidados, pois há algumas dificuldades no caminho. Além de usar o equipamento, é necessário ter cautela nas descidas.

Esteja preparado para encarar um mountain bike de verdade. Assim que o ciclista entra no trecho da antiga Estrada Real, surge uma descida de cerca de 12 km e junto com ela vêm um trecho que exige um pouco de mais de técnica para desviar dos buracos e as muitas pedras soltas.

Na estrada, a 16 km da cidade de Cunha, na saída do restaurante Caminho do Mar, você deve pegar a caminho que vai para Paraty. Há uma subida sem muitas dificuldades, no asfalto, de 6km.

Ao término da subida, você chegará bem próximo à divisa entre os estados. Procure pela trilha que leva a mais uma descida: desta vez, são 14 km em uma pista de asfalto e curvas fechadas.

  1. Chapada da Diamantina (BA)

As pedaladas são desafiadoras e exigem um bom preparo físico além de um pouco de técnica do ciclista. Mas não tem como resistir aos atrativos desse roteiro, que revela um dos cenários mais bonitos de todo o Brasil.

O percurso da Chapada da Diamantina (guiachapadadiamantina.com.br) tem cerca de 240 km e coloca o ciclista diante de uma paisagem encantadora, dentro do parque nacional localizado no coração da Bahia. Apesar de não serem tão longas, as pedaladas são desafiadoras, mas o visual compensa!

Que tal nossas sugestões de roteiros para praticar cicloturismo no Brasil?  Lembre-se que não é necessário ser um superatleta para encarar o desafio. Há roteiros para iniciantes e iniciados. Se você acha que seus amigos também gostariam de conhecer melhor essa prática, compartilhe este poste nas redes sociais!

Postagens Recentes