Biodiversidade: o que a Amazônia Azul tem a nos ensinar?

 em ARTIGOS

Que a Amazônia é a maior floresta tropical do mundo você já sabe.
A maior parte dela está localizada no Brasil e isso faz do nosso país um dos mais ricos em biodiversidade no planeta.

Mas você já sabe o que significa “Amazônia Azul”? O termo não se refere a uma parte da floresta, e sim aos domínios marítimos brasileiros, que formam a nossa última fronteira natural a ser conhecida.

A área de aproximadamente de 3,6 milhões de quilômetros quadrados de mar territorial é praticamente equivalente à superfície da floresta Amazônica.

É através da chamada “Amazônia Azul” que circulam 95% do comércio exterior brasileiro. E aproximadamente 90% da produção de petróleo nacional é extraída dos nossos mares.

A região também tem uma importante participação econômica, com a geração de milhões de empregos, diretos e indiretos, em setores como a pesca, o turismo, a energia e a pesquisa.

Proteção, manutenção e fiscalização da Amazônia Azul

O território submarino brasileiro representa cerca de metade de toda a área terrestre nacional. A enorme extensão do nosso litoral torna difícil a manutenção, preservação e, principalmente, a fiscalização da Amazônia Azul.

Garantir a soberania sobre as nossas águas demanda esforços conjuntos, articulados pela Marinha do Brasil. A Força Naval atua também na regulação das atividades exercidas nessa área, em ações pela segurança do tráfego aquaviário e em ações educativas. O objetivo é evitar que o território marítimo seja impactado negativamente pela exploração indevida de seus recursos minerais, energéticos, biológicos e biotecnológicos.

Pesquisa e desenvolvimento sustentável na Amazônia Azul

A principal forma de trabalhar pela preservação da Amazônia Azul é por meio de programas e ações voltadas para o uso racional e sustentável dos recursos naturais no litoral brasileiro.

Alguns programas governamentais promovem a inclusão social e o desenvolvimento sustentável com a participação das comunidades costeiras.

PROMAR

Voltado para crianças e jovens, o Programa de Mentalidade Marítima tem o objetivo de estimular a responsabilidade na preservação e o interesse pelo mar.

REVIMAR
O Programa de Avaliação do Potencial Sustentável e Monitoramento dos Recursos Vivos Marinhos é focado no setor pesqueiro nacional. Para subsidiar políticas pesqueiras que garantam a sustentabilidade e a rentabilidade da atividade, ele avalia o potencial sustentável e monitora os estoques presentes nas áreas marítimas.

BIOMAR
O Programa de Levantamento e Avaliação do Potencial Biotecnológico da Biodiversidade Marinha desenvolve conhecimentos, absorve tecnologias e promove a inovação em produtos, serviços e processos para o aproveitamento sustentável do potencial biotecnológico de plantas, animais e microrganismos marinhos existentes nas zonas costeiras.

E você, conhece algum outro projeto de pesquisa importante feito na Amazônia Azul?

Deixe nos comentários suas impressões para os outros leitores do blog!

Postagens Recentes