Legado das Águas terá jardim sensorial e trilha com acessibilidade

 em SALA DE IMPRENSA

A partir de dezembro, os visitantes do Legado das Águas, maior Reserva privada de Mata Atlântica do País, contarão com duas novas atrações: o Jardim Sensorial e a Trilha da Figueira Centenária que incluí estrutura de acessibilidade para deficientes físicos e visuais. A reserva, localizada entre os municípios de Juquiá, Tapiraí e Miracatu (SP), no Vale do Ribeira, recebe turistas e estudantes mediante agendamento prévio para estudo do meio e atividades de ecoturismo como observação de aves, canoagem pelas águas dos reservatórios ao longo do rio Juquiá e trilha de bicicleta e a pé pela vegetação da Mata Atlântica. O Jardim Sensorial e a Trilha acessível são adicionais às atividades já realizadas pela reserva, podendo ser incluídas no roteiro.

A trilha da Figueira Centenária é uma opção para contemplar de perto um dos exemplares mais icônicos do Legado das Águas. O percurso tem paradas para conhecer outras espécies de plantas nativas da Mata Atlântica dentro de um refúgio natural praticamente intocado. A trilha possui estrutura de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, deficientes físicos e visuais que não encontra facilmente atividades de ecoturismo adaptadas.

“Essa é mais uma iniciativa do Legado das Águas que vai de encontro a um dos nossos grandes propósitos que é a inclusão. Um exemplo de que com algumas adaptações e boa vontade, é possível levar a experiência do contato com a natureza para todos”, afirma Frineia Rezende, gerente executiva da Reservas Votorantim.

Para ampliar a experiência de imersão na Mata Atlântica, outro ponto de parada é o Jardim Sensorial do Legado das Águas, um espaço com 22 diferentes espécies de plantas com texturas variadas entre temperos, aromáticas e nativas do bioma atlântico, estimulando o tato e olfato. As espécies possuem identificação em braile para que os deficientes visuais possam apreciá-las. O roteiro no jardim é conduzido por um guia e feito sem calçados, desta forma, o visitante poderá sentir os diferentes tipos de solo, entre areia, terra, borracha e outros. Todos podem participar! Para intensificar os sentidos, a primeira volta, é feita com os olhos vendados, estimulando também a audição com o som da natureza, depois, o mesmo percurso é feito sem fechar os olhos.

“Queremos que todos, independentemente se sua condição, possam estar conosco, conhecer a Mata Atlântica e entender a importância da conservação. Queremos trazer todos os públicos para o Legado com respeito, atendendo suas expectativas e necessidades”, finaliza Frineia.

As atividades de ecoturismo e estudo do meio combinam proteção ambiental com a possibilidade de utilização de recursos naturais de maneira sustentável, com geração de valor compartilhado. Os interessados em conhecer a reserva e incluir em seus roteiros o Jardim Sensorial ou a Trilha de Figueira podem escrever para contato@legadodasaguas.com.br

Postagens Recentes