A Reservas Votorantim

Pela natureza dos negócios desenvolvidos pela Votorantim, a empresa sempre optou pela aquisição de áreas que não se limitassem às necessidades do empreendimento, resultando que significativa parcela dessas áreas fossem mantidas em alto grau de conservação. Diante deste panorama, a Votorantim criou uma nova empresa, com a proposta de gerar negócios com a conservação de ativos ambientais. Consequentemente, novas cadeias produtivas são fomentadas, contribuindo com a população local e com o desenvolvimento econômico por meio da geração de valor compartilhado.

A Reservas Votorantim LTDA é uma empresa da Votorantim S.A criada para gerir seus ativos ambientais. Sob sua responsabilidade está a administração do Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do País, localizada no Vale do Ribeira entre os municípios de Juquiá, Tapiraí e Miracatu (SP), com 31 mil hectares e o Legado Verdes do Cerrado, Reserva Particular de Desenvolvimento Sustentável, com 32 mil hectares, localizado em Niquelândia, no estado de Goiás.

Os ativos

O Legado das Águas, com 31 mil hectares, foi constituído pela aquisição de diversas áreas entre as décadas de 1920 e 1950 pela Votorantim. Na época, a empresa pretendia conservar a cobertura vegetal para garantir no longo prazo a disponibilidade hídrica da região, onde estão sete usinas hidrelétricas – hoje operadas pela Votorantim Energia – que fornecem energia para a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). Essa visão foi ampliada e se materializou em um protocolo de intenções, firmado em 2012 entre o Governo do Estado de São Paulo e a Votorantim S.A., para a implantação de uma Reserva que ofereça um legado positivo para a sociedade, desenvolvendo atividades de pesquisa, educação ambiental e turismo sustentável, além de possibilidades de negócios a partir dos recursos ambientais ali presentes.

O Legado Verdes do Cerrado, com 32 mil hectares, é uma área da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), empresa da Votorantim. Da área total, 27 mil hectares são protegidos pela empresa desde sua aquisição há mais de 40 anos e possui cerrado em excelente estado de conservação. Próxima ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, é composta por dois núcleos. No núcleo Engenho, nascem três rios (Peixe, São Bento e Traíras, de onde é captada toda a água de abastecimento público de Niquelândia). Nele está a sede do Legado Verdes do Cerrado e em 23 mil hectares são realizadas as atividades da economia verde, enquanto 5 mil hectares são áreas dedicadas à pecuária, produção de soja e silvicultura. O núcleo Santo Antônio Serra Negra, com 5 mil hectares, está localizado nas proximidades do Lago da Serra da Mesa. O projeto da nova economia inclui o desenvolvimento de atividades como viveiro de mudas de frutos do cerrado e de reflorestamento, educação ambiental, ecoturismo e apicultura.

Digite algum termo e pressione enter para pesquisar

X