In ARTIGOS

Que a biodiversidade é importante, todo mundo concorda.  Mas o fato é que a maioria das pessoas não tem ideia do tamanho da influência que ela tem sobre o planeta e os seres humanos

Em um contexto de diminuição da variedade das espécies e do patrimônio natural do planeta, o acesso a muitos bens naturais, econômico e até culturais se tornaria mais restrito e até inviável. Confira cinco maneiras como a biodiversidade ajuda a gente a levar uma vida melhor.

Provê recursos essências para a vida

A biodiversidade é responsável direta por garantir a renovação de recursos essenciais para a manutenção da vida do planeta. Alimentos, água potável, madeira e outros produtos que estão na base das necessidades para sobrevivência dependem da manutenção de uma variedade de espécies e de atores ecológicos para sobreviver.

Em um ambiente com menor biodiversidade o equilíbrio do processo é alterado, o que resulta em escassez de recursos e disputa por eles, como acontece já em alguns casos quando se trata de água potável e alimentos em algumas regiões do mundo.

Presta serviços que mantêm a qualidade de vida

Os serviços naturais proporcionados pela biodiversidade não se restringem apenas a renovar os recursos naturais.  Eles também ajudam a garantir a qualidade deles, por meio do que chamamos serviços ambientais.

A renovação do ar que respiramos, a purificação das fontes de água, o tratamento de resíduos e a nossa proteção contra perigos naturais, como erosão, pragas e doenças, são alguns dos benefícios resultantes desses processos.

Possibilita o avanço científico

A variedade de espécies também significa a variedade de arranjos biológicos.  A ciência tem se valido de substâncias existentes em plantas e animais para encontrar novas fórmulas para medicamentos, para cosméticos e para outros produtos que suprem as mais diversas necessidades.

A diminuição da variedade das espécies pode significar a perda definitiva desse arquivo de potenciais achados científicos.

Funciona como alternativa econômica para as populações locais

Ambientes com alta biodiversidade costumam proporcionar uma série de recursos para as pessoas que vivem neles. Frutos, sementes, mel e outros produtos de origem vegetal e animal são proporcionados pelo ciclo natural das espécies.

Esses produtos permitem que as populações locais, por meio da coleta e do extrativismo, tenham fontes de renda e de alimento. Essa integração entre homem e natureza proporciona o sustento das comunidades ao mesmo tempo em que as incentiva a preserva o ambiente.

A biodiversidade constrói e preserva culturas

Nem todos os benefícios prestados pela biodiversidade são materiais. A riqueza dos ecossistemas também proporciona recreação, reflexão e expressões culturais. Grande parte das lendas, das canções e de outros elementos que constituem o imaginário dos povos surgiu a partir do contato com a natureza.

Viu como é a importância da biodiversidade vai muito além do que a gente pode pensar em um primeiro momento? Compartilhe esse conteúdo nas redes sociais e deixe seus amigos saberem disso também!

Digite algum termo e pressione enter para pesquisar

X